ENSINO DA TRANSITIVIDADE VERBAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS CONCEPÇÕES GRAMATICAIS AOS MANUAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Cintia Rodrigues Araújo Coelho UECE
  • Wilson Júnior de Araújo Carvalho UECE
  • Cássio Florêncio Rubio UNILAB

Palavras-chave:

Transitividade verbal, Ensino, Educação básica

Resumo

Neste trabalho apresentamos as concepções de transitividade verbal, levando em conta as relações entre o verbo e outros elementos oracionais, sob as perspectivas da gramática tradicional (CUNHA; CINTRA, 2001) e da gramática descritiva (PERINI, 2010; CASTILHO, 2012). Analisamos ainda a abordagem da temática em dois manuais didáticos (ABAURRE; ABAURRE; PONTARA, 2008; CEREJA; MAGALHÃES, 2012) utilizados em escolas públicas do Ceará, com o intuito de refletirmos sobre o ensino da transitividade na educação básica. Nosso estudo revela que, além da adoção exclusiva das prescrições da gramática tradicional, há uma tendência reducionista nesses manuais, ocasionando, para o aluno da educação básica, uma série de dificuldades quanto à compreensão da transitividade verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAURRE, M. B. M; ABAURRE, M. L. M.; PONTARA, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola, 2014
BORBA, F. S. Uma gramática de valências para o português. São Paulo: Ática, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 13 de outubro 2015.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T.C. Português: linguagens. São Paulo: Saraiva, 2012.
CONTE, M. E. La linguística textuale. Milano: Feltrinelli, 1977.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FÁVERO, L.L.; KOCK, I.V. Linguística Textual: Introdução. São Paulo: Cortez, 1983.
FILLMORE, C. J. The Case for Case. In: BACH, E.; HARMS, R. T. (org.). Universals in Linguistic Theory. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1968. p. 1-18.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983.
NEVES, M. H. M. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola, 2012.
PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.
TESNIÈRE, L. Élements de syntaxe structurale. Paris: Klincksieck, 1965.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

COELHO, C. R. A.; CARVALHO, W. J. de A.; RUBIO, C. F. ENSINO DA TRANSITIVIDADE VERBAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS CONCEPÇÕES GRAMATICAIS AOS MANUAIS DIDÁTICOS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 117–126, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1924. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos