ENSINO DA TRANSITIVIDADE VERBAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS CONCEPÇÕES GRAMATICAIS AOS MANUAIS DIDÁTICOS
Keywords:
Transitividade verbal, Ensino, Educação básicaAbstract
Neste trabalho apresentamos as concepções de transitividade verbal, levando em conta as relações entre o verbo e outros elementos oracionais, sob as perspectivas da gramática tradicional (CUNHA; CINTRA, 2001) e da gramática descritiva (PERINI, 2010; CASTILHO, 2012). Analisamos ainda a abordagem da temática em dois manuais didáticos (ABAURRE; ABAURRE; PONTARA, 2008; CEREJA; MAGALHÃES, 2012) utilizados em escolas públicas do Ceará, com o intuito de refletirmos sobre o ensino da transitividade na educação básica. Nosso estudo revela que, além da adoção exclusiva das prescrições da gramática tradicional, há uma tendência reducionista nesses manuais, ocasionando, para o aluno da educação básica, uma série de dificuldades quanto à compreensão da transitividade verbal.
Downloads
References
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola, 2014
BORBA, F. S. Uma gramática de valências para o português. São Paulo: Ática, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 13 de outubro 2015.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T.C. Português: linguagens. São Paulo: Saraiva, 2012.
CONTE, M. E. La linguística textuale. Milano: Feltrinelli, 1977.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FÁVERO, L.L.; KOCK, I.V. Linguística Textual: Introdução. São Paulo: Cortez, 1983.
FILLMORE, C. J. The Case for Case. In: BACH, E.; HARMS, R. T. (org.). Universals in Linguistic Theory. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1968. p. 1-18.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983.
NEVES, M. H. M. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola, 2012.
PERINI, M. A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.
TESNIÈRE, L. Élements de syntaxe structurale. Paris: Klincksieck, 1965.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Cintia Rodrigues Araújo Coelho, Wilson Júnior de Araújo Carvalho, Cássio Florêncio Rubio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).