Multiletramentos em tempos de política neoliberal

Relação entre mercado de trabalho e educação escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5556

Mots-clés :

Multiletramentos, Educação, Neoliberalismo

Résumé

Motivada pela reflexão do Grupo Nova Londres (GNL) sobre trabalho, cidadania e os mundos da vida, discuto, neste ensaio, como a ideia de diversidade e pluralidade sociocultural, assumida no Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (1996), entra em confronto com a política neoliberal de regulação e controle de condutas no campo escolar. Os autores do GNL levantam em seu texto aspectos importantes sobre competição, flexibilidade, nichos e qualidade no mercado de trabalho, estabelecendo um contrapeso entre discursos de negócio e gestão, de um lado; e discurso de educação e reforma educacional, de outro lado. Este contrapeso, porém, reflete um problema pedagógico tácito: como orquestrar relações horizontais de trabalhos colaborativos em equipe com a premissa de habilidades, competências e autonomias individuais exigida por um mercado de trabalho que lucra com o indivíduo-empreendedor de si mesmo? Neste texto, proponho uma problematização sobre a relação entre mercado de trabalho e educação escolar dentro de uma conjuntura neoliberal de fetichização das instituições políticas com base nas ideias do GNL.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

COULMANS, F. Sociedade e Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

DUSSEL. E. 20 Tesis de Política. Madrid: Siglo XXI, 2006.

FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: FOUCAULT. M. Ética, sexualidade, política: ditos e escritos V. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004.

FRANCO, F. et al. O sujeito e a ordem do mercado: gênese teórica do neoliberalismo. In: SAFATLE, V; SILVA JUNIOR, N; DUNKER, C (Orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

GARCIA, A; LUKE, A; SEGLEM, R. Looking at the Next 20 years of Multiliteracies: A Discussion with Allan Luke, Theory Into Practice, 57:1, 2018. p. 72-78.

HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis-RJ: Vozes, 2018.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: desingning social futures. Harvard Educational Review, Harvard, Spring 1996.

Publiée

2021-06-25

Comment citer

HISSA, D. L. A. Multiletramentos em tempos de política neoliberal: Relação entre mercado de trabalho e educação escolar. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 43–51, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5556. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5556. Acesso em: 24 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice