Multiletramentos em tempos de política neoliberal
Relação entre mercado de trabalho e educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5556Palabras clave:
Multiletramentos, Educação, NeoliberalismoResumen
Motivada pela reflexão do Grupo Nova Londres (GNL) sobre trabalho, cidadania e os mundos da vida, discuto, neste ensaio, como a ideia de diversidade e pluralidade sociocultural, assumida no Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (1996), entra em confronto com a política neoliberal de regulação e controle de condutas no campo escolar. Os autores do GNL levantam em seu texto aspectos importantes sobre competição, flexibilidade, nichos e qualidade no mercado de trabalho, estabelecendo um contrapeso entre discursos de negócio e gestão, de um lado; e discurso de educação e reforma educacional, de outro lado. Este contrapeso, porém, reflete um problema pedagógico tácito: como orquestrar relações horizontais de trabalhos colaborativos em equipe com a premissa de habilidades, competências e autonomias individuais exigida por um mercado de trabalho que lucra com o indivíduo-empreendedor de si mesmo? Neste texto, proponho uma problematização sobre a relação entre mercado de trabalho e educação escolar dentro de uma conjuntura neoliberal de fetichização das instituições políticas com base nas ideias do GNL.
Descargas
Citas
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
COULMANS, F. Sociedade e Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
DUSSEL. E. 20 Tesis de Política. Madrid: Siglo XXI, 2006.
FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: FOUCAULT. M. Ética, sexualidade, política: ditos e escritos V. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004.
FRANCO, F. et al. O sujeito e a ordem do mercado: gênese teórica do neoliberalismo. In: SAFATLE, V; SILVA JUNIOR, N; DUNKER, C (Orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
GARCIA, A; LUKE, A; SEGLEM, R. Looking at the Next 20 years of Multiliteracies: A Discussion with Allan Luke, Theory Into Practice, 57:1, 2018. p. 72-78.
HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis-RJ: Vozes, 2018.
NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: desingning social futures. Harvard Educational Review, Harvard, Spring 1996.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Debora Liberato Arruda Hissa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).