Multiletramentos em tempos de política neoliberal

Relação entre mercado de trabalho e educação escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5556

Palabras clave:

Multiletramentos, Educação, Neoliberalismo

Resumen

Motivada pela reflexão do Grupo Nova Londres (GNL) sobre trabalho, cidadania e os mundos da vida, discuto, neste ensaio, como a ideia de diversidade e pluralidade sociocultural, assumida no Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (1996), entra em confronto com a política neoliberal de regulação e controle de condutas no campo escolar. Os autores do GNL levantam em seu texto aspectos importantes sobre competição, flexibilidade, nichos e qualidade no mercado de trabalho, estabelecendo um contrapeso entre discursos de negócio e gestão, de um lado; e discurso de educação e reforma educacional, de outro lado. Este contrapeso, porém, reflete um problema pedagógico tácito: como orquestrar relações horizontais de trabalhos colaborativos em equipe com a premissa de habilidades, competências e autonomias individuais exigida por um mercado de trabalho que lucra com o indivíduo-empreendedor de si mesmo? Neste texto, proponho uma problematização sobre a relação entre mercado de trabalho e educação escolar dentro de uma conjuntura neoliberal de fetichização das instituições políticas com base nas ideias do GNL.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

COULMANS, F. Sociedade e Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

DUSSEL. E. 20 Tesis de Política. Madrid: Siglo XXI, 2006.

FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: FOUCAULT. M. Ética, sexualidade, política: ditos e escritos V. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004.

FRANCO, F. et al. O sujeito e a ordem do mercado: gênese teórica do neoliberalismo. In: SAFATLE, V; SILVA JUNIOR, N; DUNKER, C (Orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

GARCIA, A; LUKE, A; SEGLEM, R. Looking at the Next 20 years of Multiliteracies: A Discussion with Allan Luke, Theory Into Practice, 57:1, 2018. p. 72-78.

HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis-RJ: Vozes, 2018.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: desingning social futures. Harvard Educational Review, Harvard, Spring 1996.

Publicado

2021-06-25

Cómo citar

HISSA, D. L. A. Multiletramentos em tempos de política neoliberal: Relação entre mercado de trabalho e educação escolar. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 43–51, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5556. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5556. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a