Re-inscrever: movimentos de sentidos traduzindo mundo
Mots-clés :
Traduzir, Re-inscrição, Deslocamento de SentidoRésumé
Traduzir é re-inscrever, ou seja, provocar e movimentar sentidos. Nesse estudo, vai-se trabalhar com descentramentos de duas naturezas: o movimento de derivação e o de sobreposição. O movimento de derivação estaria para uma expansão do sentido porque rouba atributos de outro sentido, provocando um alargamento do mesmo. O movimento de sobreposição mostra apagamento de sentido, cujos atributos são escamoteados para atender a políticas de representação. Sejam quais forem os movimentos de sentido, o ato linguageiro circula por entre-lugares, em busca de um lugar que atenda ao utilitarismo do momento.
Téléchargements
Références
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
DERRIDA, J. A mitologia branca. In: As margens da filosofia. São Paulo: Papirus, 1991, p.249-313.
DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FREGE, J.G. Pensadores. São Paulo: Abril, 1980.
GRIGOLETTO, M. A desconstrução do signo e a ilusão da trama. In: ARROJO, R.(org.) O Signo Desconstruído. São Paulo: Pontes, 1992, p.31-34.
RAJAGOPALAN, K. O significado e sua gênese: algumas anotações avulsas. In: ARROJO, R. (org.). O signo descontruído. São Paulo: Pontes, 1992.
STIEGLER, B. Après-coups, manipulações, ficções, vadios: as mãos do intelecto. Conferência de encerramento do Colóquio Internacional Derrida 2004, Evento organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Consulado Geral do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Teatro Maison de France, 18 de agosto de 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Dina Maria Martins Ferreira, Universidade Presbiteriana Mackenzie 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).