SÍNTESE E SEGMENTAÇÃO DE UNIDADES INTRASSILÁBICAS: OS EFEITOS DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA EM UMA PERSPECTIVA CONEXIONISTA
Mots-clés :
Língua Inglesa, Produção e Percepção, Sons ConsonantaisRésumé
O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da instrução explícita em fonologia na produção e percepção de sons consonantais de palavras da língua inglesa ([ŋ] - em final de palavra, [θ] - em início de palavra, [s] - em encontro consonantal em início de palavra) em aprendizes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. O estudo apresenta como arcabouço teórico o conexionismo e, ainda, apoia-se em estudos que investigam
o processamento linguístico em atividades que fornecem instrução explícita para aprendizagem de língua estrangeira (L2). Para a coleta de dados, aplicamos pré e pós-testes com 14 informantes do grupo experimental (9º ano, série A) e 10 do grupo controle (9º ano, série B). Os testes foram constituídos de duas tarefas: uma de síntese e outra de segmentação de unidades intrassilábicas. Para essas tarefas, os participantes deveriam sintetizar as unidades de onset e rime (ataque e rima) produzidas pela professora e, depois, de maneira inversa, segmentar tais unidades a partir das palavras produzidas por ela. Além disso, o grupo experimental foi submetido a atividades de instrução explícita em fonologia da língua inglesa antes da aplicação do pós-teste. Essas atividades foram semelhantes aos pré e pós-testes. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística (descritiva e inferencial). Os resultados indicaram melhoria na
acuracidade na produção e percepção dos sons consonantais investigados, uma vez que os valores do pré e pós-testes do GE apresentam p com diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05).
Téléchargements
Références
CHARD, D. J.; DICKSON, S. V. Phonological awareness: Instructional and assessment guidelines. Intervention in school and clinic, v. 34, n. 5, p. 261-270, 1999.
GODOY, D. M. A. Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português. Florianópolis, SC. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, 2001. 104 p.
NASCIMENTO, D. M. do. O papel da instrução-explícita e implícita no ensino: aprendizagem de locuções verbais em inglês. Porto Alegre, RS. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, 2009. 110 p.
OLIVEIRA, D. N. The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers. Florianópolis, SC. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, 2007. 211 p.
POERSCH, J. M. A new paradigm for learning language: Connectionist artificial intelligence. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, p. 161-183, 2005.
ROCHA, A. R. S.; CARVALHO, W. J. de A. Os efeitos da instrução explícita em fonologia: na produção e percepção de consoantes da língua inglesa. 1ª ed, Fortaleza: Novas Edições Acadêmicas, 2015. 200 p.
ZIMMER, M. C. A transferência do conhecimento fonético-fonológico do português brasileiro (L1) para o inglês (L2) na recodificação leitora: uma abordagem conexionista. Porto Alegre, RS. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, 2003. 184 p.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Aratuza Rodrigues Silva Roc, Faculdade Maurício de Nassau, Wilson Júnior de Araújo Carvalho, UECE 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).