SÍNTESE E SEGMENTAÇÃO DE UNIDADES INTRASSILÁBICAS: OS EFEITOS DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA EM UMA PERSPECTIVA CONEXIONISTA

Authors

  • Aratuza Rodrigues Silva Roc, Faculdade Maurício de Nassau
  • Wilson Júnior de Araújo Carvalho, UECE

Keywords:

Língua Inglesa, Produção e Percepção, Sons Consonantais

Abstract

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da instrução explícita em fonologia na produção e percepção de sons consonantais de palavras da língua inglesa ([ŋ] - em final de palavra, [θ] - em início de palavra, [s] - em encontro consonantal em início de palavra) em aprendizes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. O estudo apresenta como arcabouço teórico o conexionismo e, ainda, apoia-se em estudos que investigam
o processamento linguístico em atividades que fornecem instrução explícita para aprendizagem de língua estrangeira (L2). Para a coleta de dados, aplicamos pré e pós-testes com 14 informantes do grupo experimental (9º ano, série A) e 10 do grupo controle (9º ano, série B). Os testes foram constituídos de duas tarefas: uma de síntese e outra de segmentação de unidades intrassilábicas. Para essas tarefas, os participantes deveriam sintetizar as unidades de onset e rime (ataque e rima) produzidas pela professora e, depois, de maneira inversa, segmentar tais unidades a partir das palavras produzidas por ela. Além disso, o grupo  experimental foi submetido a atividades de instrução explícita em fonologia da língua inglesa antes da aplicação do pós-teste. Essas atividades foram semelhantes aos pré e pós-testes. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística (descritiva e inferencial). Os resultados indicaram melhoria na
acuracidade na produção e percepção dos sons consonantais investigados, uma vez que os valores do pré e pós-testes do GE apresentam p com diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05).

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References

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Published

2019-08-22

How to Cite

ROC, A. R. S.; CARVALHO, W. J. de A. SÍNTESE E SEGMENTAÇÃO DE UNIDADES INTRASSILÁBICAS: OS EFEITOS DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA EM UMA PERSPECTIVA CONEXIONISTA. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 73–86, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1579. Acesso em: 23 nov. 2024.