Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no Ensino Superior

A formação docente em audiodescrição

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10613

Mots-clés :

Formação docente, Pesquisa-ação, audiodescrição

Résumé

A presente investigação tem como objetivo geral analisar a (re)elaboração do conhecimento técnico e didático de professores em formação sobre a construção de imagens estáticas acessíveis. Os participantes da pesquisa foram doze professores universitários videntes e quatro professores universitários com limitações visuais, todos com experiência no Ensino Superior. A pesquisa-ação foi utilizada como método investigativo, sendo operacionalizada por meio de aplicação de questionários, encontros formativos via videoconferência, rodas de conversa e análise documental. Considerando o processo de investigação e os dados construídos e analisados, é possível afirmar que, ao relacionarmos a experiência de (re)elaboração de AD para fins didáticos utilizando os parâmetros da audiodescrição e o processo de consultoria, comprova-se ser possível discutir o paradigma da produção de imagens acessíveis para fins didáticos, confirmando a tese desta investigação. Assim, é preciso, prioritariamente, que o acesso integral da PcDV seja contemplado de modo eficaz no processo de aprendizagem no Ensino Superior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lindolfo Ramalho Farias Júnior, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Doutor em Educação. Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Christus (Unichristus); Fortaleza-CE.

Vera Lúcia Santiago Araújo , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Fortaleza-CE.

Références

ADERALDO, M. F. Proposta de parâmetros descritivos para audiodescrição à luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social – multimodalidade. 2014. 206 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

ASSEMBLEIA GERAL DA ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16452: acessibilidade na comunicação – audiodescrição. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2002.

BRAGA, K. B. A formação docente em audiodescrição: produção de videoaulas acessíveis. 2018. 272 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

BRASIL. Secretaria-Geral. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: SG, 2015.

CARNEIRO, B. C. dos S. Repensando o roteiro de audiodescrição para o público com deficiência intelectual. 2015. 284 f. Dissertação (Mestrado em Tradução Audiovisual e Acessibilidade) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

CEARÁ. Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. DOE-CE, 16 marc. 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390721. Acesso em: 16 maio 2021.

DONOHUE, W. J.; LEE, A. S. J.; SIMPSON, S.; VACEK, K. Impacts of the COVID-19 pandemic on doctoral students’ thesis/dissertation progress. International Journal of Doctoral Studies, [S. l.], v. 16, p. 533-552, jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.28945/4818

FRANCO, E. P. C.; SILVA, M. C. C. C. da. Audiodescrição: breve passeio histórico. In: MOTTA, L. M. V. de M.; ROMEU FILHO, P. (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2018. p. 19-36.

MONTEIRO, F. V.; PERDIGÃO, L. T. A consultoria no processo de ensino da audiodescrição à distância. Revista Digital Formação em Diálogo, v. 3, n. 5, p. 92-103, mar. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ktDb45QT1DNPPZdxOhfkui-Uh1c_wmlr/view. Acesso em: 8 maio 2021.

VERGARA-NUNES, E. Audiodescrição didática. 2016. 412 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016

Publiée

2023-06-26

Comment citer

FARIAS JÚNIOR, L. R.; ARAÚJO , V. L. S. Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no Ensino Superior: A formação docente em audiodescrição. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 8–29, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10613. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10613. Acesso em: 22 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice