Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no Ensino Superior

A formação docente em audiodescrição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10613

Palabras clave:

Formação docente, Pesquisa-ação, audiodescrição

Resumen

A presente investigação tem como objetivo geral analisar a (re)elaboração do conhecimento técnico e didático de professores em formação sobre a construção de imagens estáticas acessíveis. Os participantes da pesquisa foram doze professores universitários videntes e quatro professores universitários com limitações visuais, todos com experiência no Ensino Superior. A pesquisa-ação foi utilizada como método investigativo, sendo operacionalizada por meio de aplicação de questionários, encontros formativos via videoconferência, rodas de conversa e análise documental. Considerando o processo de investigação e os dados construídos e analisados, é possível afirmar que, ao relacionarmos a experiência de (re)elaboração de AD para fins didáticos utilizando os parâmetros da audiodescrição e o processo de consultoria, comprova-se ser possível discutir o paradigma da produção de imagens acessíveis para fins didáticos, confirmando a tese desta investigação. Assim, é preciso, prioritariamente, que o acesso integral da PcDV seja contemplado de modo eficaz no processo de aprendizagem no Ensino Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lindolfo Ramalho Farias Júnior, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Doutor em Educação. Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Christus (Unichristus); Fortaleza-CE.

Vera Lúcia Santiago Araújo , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Fortaleza-CE.

Citas

ADERALDO, M. F. Proposta de parâmetros descritivos para audiodescrição à luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social – multimodalidade. 2014. 206 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

ASSEMBLEIA GERAL DA ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16452: acessibilidade na comunicação – audiodescrição. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2002.

BRAGA, K. B. A formação docente em audiodescrição: produção de videoaulas acessíveis. 2018. 272 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

BRASIL. Secretaria-Geral. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: SG, 2015.

CARNEIRO, B. C. dos S. Repensando o roteiro de audiodescrição para o público com deficiência intelectual. 2015. 284 f. Dissertação (Mestrado em Tradução Audiovisual e Acessibilidade) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

CEARÁ. Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. DOE-CE, 16 marc. 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390721. Acesso em: 16 maio 2021.

DONOHUE, W. J.; LEE, A. S. J.; SIMPSON, S.; VACEK, K. Impacts of the COVID-19 pandemic on doctoral students’ thesis/dissertation progress. International Journal of Doctoral Studies, [S. l.], v. 16, p. 533-552, jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.28945/4818

FRANCO, E. P. C.; SILVA, M. C. C. C. da. Audiodescrição: breve passeio histórico. In: MOTTA, L. M. V. de M.; ROMEU FILHO, P. (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2018. p. 19-36.

MONTEIRO, F. V.; PERDIGÃO, L. T. A consultoria no processo de ensino da audiodescrição à distância. Revista Digital Formação em Diálogo, v. 3, n. 5, p. 92-103, mar. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ktDb45QT1DNPPZdxOhfkui-Uh1c_wmlr/view. Acesso em: 8 maio 2021.

VERGARA-NUNES, E. Audiodescrição didática. 2016. 412 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

FARIAS JÚNIOR, L. R.; ARAÚJO , V. L. S. Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no Ensino Superior: A formação docente em audiodescrição. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 8–29, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10613. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10613. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a