Pesquisa-formação no estágio supervisionado de língua francesa com base em diálogos de autoconfrontação
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5471Palabras clave:
Formação inicial de professores de francês, Estágio Supervisionado, Autoconfrontação, Coanálise da atividade docente, Práticas dialógicas formativasResumen
O presente artigo consiste em um relato das experiências de pesquisa-formação que temos realizado desde 2017 no âmbito do estágio supervisionado da licenciatura em Letras/Francês de uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa que tem como contexto o estágio enquanto componente curricular da formação inicial e tem como objeto a própria formação docente, na/para a qual intervimos com o quadro teórico-metodológico da autoconfrontação (CLOT; FAÏTA, 2000; FAÏTA; VIEIRA, 2003; VIEIRA; FAÏTA, 2003; FAÏTA, 2007a) visando fazê-lo servir à implementação de práticas de coanálise da atividade docente como práticas dialógicas formativas (FARIAS; MORAES, 2020). Em um primeiro momento, apresentamos a evolução da pesquisa-formação, os princípios e as fases da metodologia da autoconfrontação e as adaptações que temos realizado com o propósito de fazê-la servir como instrumento de formação. Em seguida, a análise e a discussão de algumas sequências de diálogo de coanálise, com dois diferentes grupos de estagiários, permite-nos mostrar que a autoconfrontação tem funcionado como um eixo organizador das diferentes atividades do estágio, principalmente as práticas de observação, análise e avaliação da atividade docente, amplificando os seus efeitos (trans)formativos, inclusive, na própria prática docente dos estagiários.
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