Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês

Avaliação de uma proposta de ensino na escola pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4026

Palabras clave:

Multiletramentos, Aprendizagem de inglês, Proposta de ensino, Escola pública

Resumen

Na perspectiva de uma escola pública transformadora, a aprendizagem de inglês vai além da compreensão de língua enquanto código linguístico. A globalização e as tecnologias digitais promovem formas de se comunicar por meio de semioses que precisam ser exploradas em sala de aula de forma ética, crítica e criativa. O objetivo deste artigo é avaliar os efeitos de uma proposta de ensino de inglês como língua franca baseada na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2015) em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Articulou-se um diálogo entre a pedagogia dos multiletramentos e a Base Nacional Comum Curricular para promover uma intervenção pedagógica com 10 alunos com dificuldades de aprendizagem de inglês da primeira série do ensino médio. As atividades realizadas versaram sobre o tema fake news e foram desenvolvidas com o uso do aplicativo WhatsApp. A avaliação da proposta de ensino é feita por meio das respostas dos alunos a um questionário avaliativo da experiência. Com base na análise das respostas dos alunos, argumenta-se a favor de planejamentos de aula que integrem a pedagogia dos multiletramentos, as redes sociais e temas atuais e polêmicos, pois essa integração pode trazer contribuições para a aprendizagem de língua inglesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, D. Pelos caminhos do letramento visual: por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. Revista Linguagem em Foco, v. 3, n. 5, p. 43 - 64, 15 set. 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1848>. Acesso em: 20 jul. 2020.

ARRUDA, R. B. L.; ARRUDA, M. R. S. R.; ARAÚJO, A. D. A construção de sentidos em memes na perspectiva da prática social e da multimodalidade discursiva. Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 155-171, 2017. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17737>. Acesso em: 04 jul. 2020.

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D.; ARAGÃO, C. O. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 623-650, dez. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1984-639820169909>. Acesso em: 04 jul. 2020.

BRASIL, Base Nacional Curricular Comum: versão final. Brasília, 2017: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 jan. 2020.

COPE, B.; KALANTZIS, M. The things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Org.). A pedagogy of multiliteracies: learning by design. London: Palgrave Macmillan, 2015. p. 1-36.

COSTA, G. Visualização: a quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Revista Linguagem em Foco, v. 3, n. 5, p. 167 - 182, set. 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1857>. Acesso em: 20 jul. 2020.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas [45], p. 57-67, maio/agosto, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822>. Acesso em: 20 jul. 2020.

DANTAS, S. G. M.; LIMA, SAMUEL DE CARVALHO. A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado. Diálogo das Letras, v. 8, p. 157-176, 2019.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”. Redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65

GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar.1 ed. São Paulo, Publisher Brasil, 2007.

MELO, S. H. D. de. Educação pública e escola: uma leitura austiniana. DELTA, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 749-766, dez. 2016. Disponível em <https://doi.org/10.1590/0102-445061330334822745>. Acesso em: 14 jul. 2020.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-42.

MORAIS, C. R. O letramento visual crítico no estágio supervisionado de língua inglesa. Nuances, v. 30, p. 125-142, 2019. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6698/pdf>. Acesso em: 10 jul. 2020.

OLIVEIRA, R. H. A.; SILVA, M. Z. V. Multimodalidade e ensino de leitura em língua inglesa: ações de um professor da escola pública com o uso de imagens. Pensares em Revista, [S.l.], n. 14, jan. 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/37737>. Acesso em: 10 jul. 2020.

PAIVA, F. J.; SILVA, E. D. Fake news: o que são e como inter(agem) na era da pós-verdade. Fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5100 >. Acesso em: 10 jul. 2020.

RAJAGOPALAN, K. Culture as an experience of identity formation in foreign language learning. Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, v. 3, n. 2, p. 11-20, 2018. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/22198/12728>. Acesso em: 10 jul. 2020.

RECUERO, R.; GRUZD, A. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter. Galáxia (São Paulo), São Paulo, n. 41, p. 31-47, ago. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-25542019239035>. Acesso em: 10 jun. 2020.

SOARES, K. R. B.; LIMA, SAMUEL DE CARVALHO. O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado. LínguaTec, v. 4, p. 158-170, 2019. Disponível em: < https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3462>. Acesso em: 10 jun. 2020.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 01, p. 60-92, spring, 1996.

Publicado

2020-09-21

Cómo citar

MENDES, E. de S. S.; LIMA, S. de C. Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês: Avaliação de uma proposta de ensino na escola pública. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 72–89, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4026. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4026. Acesso em: 24 nov. 2024.