Sequências de Formação no Ensino de Língua Estrangeira
Instrumentos Mediadores para Desenvolvimento de Saberes Docentes
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2947Palabras clave:
Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa, Sequências de Formação, Saberes e Capacidades DocentesResumen
A formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD.
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