Formation Sequences in Foreign Language Teaching
Mediating Instruments for the Development of Teacher Knowledge
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2947Keywords:
Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa, Sequências de Formação, Saberes e Capacidades DocentesAbstract
A formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD.
Downloads
References
BASSO, E. A. A construção social das competências necessárias ao professor de língua estrangeira: entre o real e o ideal – Um curso de Letras em estudo. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) v. 1. – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2001.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999/2007.
CRISTOVÃO, V. L. L.; et al. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras (UFSM), v. 20, p. 191-215, 2010.
______; STUTZ, L. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no conteúdo francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: Szundy, P.T.C.; Araújo, J. C.; Nicolaides, C. S; Silva, R. A. (orgs.). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011, v1, p.17-40.
DAVYDOV, V. V. Problems of developmental teaching. The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, New York, Aug. 1988a.
DOLZ, J.; GAGNON, R. Formação da didática do francês. No prelo,2017.
______; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. Produção e Divulgação do Conhecimento. Uberlândia, 2010. v. I. p. 1-11.
LENHARO, R. I. Participação Social por Meio da Música e da Aprendizagem de Língua Inglesa em um Contexto de Vulnerabilidade Social. 2016. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina. Paraná, 2016.
LEONT’EV, A. N. Activity, Conciousness, and Personality, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1978.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. São Paulo: Vozes, 2009.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. 1.ed. 2ª reimp. São Paulo: Contexto, 2013.
SILVA, A. A. P. O trabalho do professor formador de língua inglesa e a natureza de aprendizagem na formação em pré-serviço. 2015. 298 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
STUTZ, L. Sequências Didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012, 383 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.
VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).