INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL

Autores/as

  • Ida Maria Morales Marins UFP-RS

Palabras clave:

Identidade de professor, Curso de Letras, Práticas de estágio

Resumen

Este trabalho busca problematizar a inter-relação do processo de constituição da identidade de professor com o contexto de práticas de docência vividas por alunas de um Curso de licenciatura em Letras, em situação de estágio. Compreendendo que as identidades são forjadas em espaços de tensão entre continuidades e descontinuidades, estas se manifestando pelo desejo de romper com o tradicionalmente instituído; percebemos, através dos discursos trazidos, o quanto a escola determina e perpetua comportamentos, os quais desestabilizam propostas inovadoras e provocam sentimentos inquietantes em relação à profissão, levando as alunas a questionarem suas escolhas por se sentirem impotentes para modificar o status quo, mas, por outro lado, podem servir de referência para que as alunas ressignifiquem a escola e suas posições frente às práticas vivenciadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, M./VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BRZEZINSKI, I. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.
HALL,S. Quem precisa da identidade?. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.) Identidade e diferença, Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
______.A identidade cultural na pós-modernidade. 11ªed. Rio de Janeiro: DP&A,2006.
NÓVOA, A.. Os professores e as suas histórias de vida. In: NÓVOA, António (org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1992.
PIMENTA, S. G. Formação de professores. Identidade e saberes da docência. In: ______ (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. SP: Cortez, 2012.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
ZAVALA, Iris. O que estava presente desde a origem. In: BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e polifonia (org.). São Paulo: Contexto, 2009.

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

MARINS, I. M. M. INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 73–80, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920. Acesso em: 22 dic. 2024.