O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
Palabras clave:
Multimodalidade, Gramática do Design Visual, Construção dos SentidosResumen
Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar.
Descargas
Citas
CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. Tese de doutoramento. Universidade Federal do Ceará, 2011.
HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
JEWITT, C; OYAMA, R. Visual meaning: a social semiotic approach. In: Van Leeuwen, T.; Jewitt, C. (Eds.). Handbook of visual analysis. London: Sage, 2009.
KATO, M. A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1995.
KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9 ed. Campinas: Pontes, 2000.
______. Oficina de Leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas: Pontes, 2004.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. 2006. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Nova York: Routledge, 2006.
MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos referenciais. (1994) Trad. Mônica Magalhães Cavalcante. In: Cavalcante, M. M.; Rodrigues, B. B; Ciulla e Silva, A. (Orgs.). Referenciação: São Paulo: Contexto, 2003.
OLIVEIRA-NASCIMENTO, S. S. A construção multimodal dos referentes em textos verboaudiovisuais. Tese (Doutorado em Linguística), 150p. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014.
PIETROFORTE, A. V. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcante
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).