O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
Keywords:
Multimodalidade, Gramática do Design Visual, Construção dos SentidosAbstract
Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar.
Downloads
References
CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. Tese de doutoramento. Universidade Federal do Ceará, 2011.
HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
JEWITT, C; OYAMA, R. Visual meaning: a social semiotic approach. In: Van Leeuwen, T.; Jewitt, C. (Eds.). Handbook of visual analysis. London: Sage, 2009.
KATO, M. A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1995.
KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9 ed. Campinas: Pontes, 2000.
______. Oficina de Leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas: Pontes, 2004.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. 2006. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Nova York: Routledge, 2006.
MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos referenciais. (1994) Trad. Mônica Magalhães Cavalcante. In: Cavalcante, M. M.; Rodrigues, B. B; Ciulla e Silva, A. (Orgs.). Referenciação: São Paulo: Contexto, 2003.
OLIVEIRA-NASCIMENTO, S. S. A construção multimodal dos referentes em textos verboaudiovisuais. Tese (Doutorado em Linguística), 150p. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014.
PIETROFORTE, A. V. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcante
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).