NACIONALISMO E EDUCAÇÃO: IDEOLOGIAS
Keywords:
Análise do discurso, Práticas discursivas, VestibularAbstract
Neste trabalho, objetivamos apresentar discussões sobre a conjectura dos ideais nacionalistas, evidenciados por meio de discursos diversos e práticas discursivas e ideológicas situadas, dispostos em textos relativos à educação no Brasil, e o contraste com o novo cenário educacional brasileiro com relação à adoção do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC), como processo seletivo unificado das universidades federais brasileiras. Pautaremos a discussão em torno da polissemia dos termos “nacionalismo”, “educação” e “ideologia” a partir dos pressupostos teóricos de John Dewey (1959) e Anísio Teixeira (1969), na tentativa de aclarar o quanto tais conceitos se relacionam mutuamente, gerando significados muito particulares nas relações sociais e nas representações que elas engendram. A partir de uma visada histórica, apresentamos ainda, um painel evolutivo-contrastivo de tais conceitos e suas implicações, ao longo dos anos, para as questões políticas, sociais e ideológicas brasileiras, perpassando relações e representações sociais advindas destas. Em conclusão, problematizaremos alguns pontos relativos à triangulação educação-nacionalismo-ideologias com relação ao ENEM e o impacto da adoção desse exame no sistema de educação básica brasileiro. Nosso objetivo com isso é caracterizar o cenário político e social em torno às discussões contemporâneas sobre a adoção e configuração de tal exame com fins a contextualizar uma análise introdutória com base em categorias expressas por Dijk (2009), em Abreu (2010), através de discussão de exemplos de textos compilados em corpora específico, a partir de trechos reais retirados de reportagens, com temática relacionada à questão sobre a qual nos debruçamos.
Downloads
References
______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1959.
DIJK, Teun A. Van. Semiosis. México: Universidad Veracruzana, 1980.
______. Cognição, discurso e interação. (Org. e apresentação de Ingedore V. Koch). 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
______, Ideología y discurso. Barcelona, Ariel, 2003.
______, Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.
______, Discurso e Poder. (Org. Judith Hoffnagel, Karine Falcone). São Paulo: Contexto, 2008.
ORTEGA, E. M. V. O ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 23, p. 153-176, jan./jun. 2001.
PINTO, Álvaro Vieira. Ideologia e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: MEC/ISEB, 1959.
SANTOS, Cássio Miranda dos. A aparente responsabilidade do vestibular na elitização da universidade pública: uma análise dos dados da Universidade Estadual Paulista - Vunesp/1993. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, Vol. 15, jan./jul., 1997, p. 227-254.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Lucineudo Machado Irineu, Kélvya Freitas Abreu
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).