Funcionamento dos Dispositivos de Poder na Mídia e na Educação

Uma Série Enunciativa do Caos?

Autores

  • Kélvya Freitas Abreu
  • Orlando Silva de Oliveira
  • Maria Patrícia Lourenço Barros

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2913

Palavras-chave:

Mídia, Dispositivo de Poder, Educação

Resumo

O presente estudo visa refletir sobre a série enunciativa que vem moldando uma narrativa do caos em torno da educação brasileira ao longo dos anos. Em especial, tomamos como recorte temporal as materialidades proferidas na Grande Mídia e pela Mídia Alternativa após a posse do presidente Jair Bolsonaro (janeiro a maio de 2019). Assim sendo, através de uma pesquisa exploratória de base interpretativista, propomos analisar um conjunto de séries enunciativas e visualizar como um dispositivo ou vários dispositivos de poder atuam na materialidade discursiva em um dado tempo e espaço. Esse jogo discursivo foi vislumbrado à luz das categorizações propostas por Foucault (2006) e aprofundadas por Deleuze (1996) ao entender o funcionamento desse dispositivo (GREGOLIN, 2015, 2016). Como resultado, concluímos que a mídia perpetua narrativas de poder ao se associar ao discurso político, destinando espaço para certos dizeres.

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Referências

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Publicado

2020-03-23

Como Citar

ABREU, K. F.; DE OLIVEIRA, O. S.; BARROS, M. P. L. Funcionamento dos Dispositivos de Poder na Mídia e na Educação: Uma Série Enunciativa do Caos?. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 80–92, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2913. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2913. Acesso em: 22 dez. 2024.

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