PALAVRAS DE ORDEM E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE GEEK: UMA CARTOGRAFIA

Autores

  • Jony Kellson de Castro Silva UECE
  • Claudiana Nogueira de Alencar UECE

Palavras-chave:

Palavras de ordem, Jogos de linguagem, Subjetividade capitalística, Geek

Resumo

Considerando a relação existente entre linguagem e produção de subjetividade, este artigo traça uma produção de subjetividade capitalística (GUATTARI; ROLNIK, 1996) que se faz quando o conceito de cultura permeia os processos linguajeiros de subjetivação. Para tanto, apoia-se na perspectiva de uma linguagem que dá ordem à vida, a partir de palavras de ordem como variações de agenciamentos e atos de fala atribuídos a corpos, expressando sentidos de morte ou de fuga (DELEUZE; GUATTARI, 2011b). O corpo nesta cartografia é o geek, construído subjetivamente como o nerd (ou não) contemporâneo, apto socialmente, aficionado por tecnologia e/ou por cultura pop – alguns de seus pontos de subjetivação. Este mapeamento ocorreu em jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1999) atravessados com a Rede Geek, um site com podcasts, vídeos, blog e outros conteúdos que agenciam uma subjetivação geek. Desse modo, por um mapeamento intensivo, tem-se uma produção de subjetividade capitalística geek devinda com palavras de ordem quando sentenciam morte ao um corpo, organizando, significando e subjetivando-o a uma mais-valia de poder.

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Referências

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SILVA, Jony Kellson de Castro. Produção de subjetividade geek: uma cartografia dos jogos de linguagem na Rede Geek. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza - CE, 2015.
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Publicado

2019-08-20

Como Citar

SILVA, J. K. de C.; DE ALENCAR, C. N. PALAVRAS DE ORDEM E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE GEEK: UMA CARTOGRAFIA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 95–106, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1558. Acesso em: 19 abr. 2024.

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