NACIONALISMO E EDUCAÇÃO: IDEOLOGIAS

Autores

  • Lucineudo Machado Irineu UNILAB
  • Kélvya Freitas Abreu IFSPE

Palavras-chave:

Análise do discurso, Práticas discursivas, Vestibular

Resumo

Neste trabalho, objetivamos apresentar discussões sobre a conjectura dos ideais nacionalistas, evidenciados por meio de discursos diversos e práticas discursivas e ideológicas situadas, dispostos em textos relativos à educação no Brasil, e o contraste com o novo cenário educacional brasileiro com relação à adoção do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC), como processo seletivo unificado das universidades federais brasileiras. Pautaremos a discussão em torno da polissemia dos termos “nacionalismo”, “educação” e “ideologia” a partir dos pressupostos teóricos de John Dewey (1959) e Anísio Teixeira (1969), na tentativa de aclarar o quanto tais conceitos se relacionam mutuamente, gerando significados muito particulares nas relações sociais e nas representações que elas engendram. A partir de uma visada histórica, apresentamos ainda, um painel evolutivo-contrastivo de tais conceitos e suas implicações, ao longo dos anos, para as questões políticas, sociais e ideológicas brasileiras, perpassando relações e representações sociais advindas destas. Em conclusão, problematizaremos alguns pontos relativos à triangulação educação-nacionalismo-ideologias com relação ao ENEM e o impacto da adoção desse exame no sistema de educação básica brasileiro. Nosso objetivo com isso é caracterizar o cenário político e social em torno às discussões contemporâneas sobre a adoção e configuração de tal exame com fins a contextualizar uma análise introdutória com base em categorias expressas por Dijk (2009), em Abreu (2010), através de discussão de exemplos de textos compilados em corpora específico, a partir de trechos reais retirados de reportagens, com temática relacionada à questão sobre a qual nos debruçamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006.
______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1959.
DIJK, Teun A. Van. Semiosis. México: Universidad Veracruzana, 1980.
______. Cognição, discurso e interação. (Org. e apresentação de Ingedore V. Koch). 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
______, Ideología y discurso. Barcelona, Ariel, 2003.
______, Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.
______, Discurso e Poder. (Org. Judith Hoffnagel, Karine Falcone). São Paulo: Contexto, 2008.
ORTEGA, E. M. V. O ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 23, p. 153-176, jan./jun. 2001.
PINTO, Álvaro Vieira. Ideologia e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: MEC/ISEB, 1959.
SANTOS, Cássio Miranda dos. A aparente responsabilidade do vestibular na elitização da universidade pública: uma análise dos dados da Universidade Estadual Paulista - Vunesp/1993. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, Vol. 15, jan./jul., 1997, p. 227-254.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

IRINEU, L. M.; ABREU, K. F. NACIONALISMO E EDUCAÇÃO: IDEOLOGIAS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 49–60, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1918. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos