Re-inscrever: movimentos de sentidos traduzindo mundo

Autores

  • Dina Maria Martins Ferreira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Traduzir, Re-inscrição, Deslocamento de Sentido

Resumo

Traduzir é re-inscrever, ou seja, provocar e movimentar sentidos. Nesse estudo, vai-se trabalhar com descentramentos de duas naturezas: o movimento de derivação e o de sobreposição. O movimento de derivação estaria para uma expansão do sentido porque rouba atributos de outro sentido, provocando um alargamento do mesmo. O movimento de sobreposição mostra apagamento de sentido, cujos atributos são escamoteados para atender a políticas de representação. Sejam quais forem os movimentos de sentido, o ato linguageiro circula por entre-lugares, em busca de um lugar que atenda ao utilitarismo do momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes 2000.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
DERRIDA, J. A mitologia branca. In: As margens da filosofia. São Paulo: Papirus, 1991, p.249-313.
DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FREGE, J.G. Pensadores. São Paulo: Abril, 1980.
GRIGOLETTO, M. A desconstrução do signo e a ilusão da trama. In: ARROJO, R.(org.) O Signo Desconstruído. São Paulo: Pontes, 1992, p.31-34.
RAJAGOPALAN, K. O significado e sua gênese: algumas anotações avulsas. In: ARROJO, R. (org.). O signo descontruído. São Paulo: Pontes, 1992.
STIEGLER, B. Après-coups, manipulações, ficções, vadios: as mãos do intelecto. Conferência de encerramento do Colóquio Internacional Derrida 2004, Evento organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Consulado Geral do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Teatro Maison de France, 18 de agosto de 2004.

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

FERREIRA, D. M. M. Re-inscrever: movimentos de sentidos traduzindo mundo. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 39–48, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1599. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos