O papel do filósofo como educador

Auteurs

  • Marly Carvalho Soares

DOI :

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v5i9.5884

Mots-clés :

Hegel, Filosofia, Filósofos, Educação, Educador, Eric Weil

Résumé

A história da humanidade, ao iniciar seu novo milênio solidificado pelas transformações tecnológicas e ideológicas, acha-se numa crise de consciência – marcada por perda de sentido não só existencial, mas do que é comunitário e do que é comunidade. O comunitário cede lugar ao individualismo e neste contexto não é possível nenhum operar ético. Para que tenhamos uma nova comunidade se faz necessário um novo individuo que, segundo Eric Weil, se constitui e se forma através de duas mediações: o direito natural e a educação. O direito natural ainda se acha prisioneiro da moral formal; enquanto a educação trabalha sobre o plano das ações. O nosso ensaio centraliza-se no papel do filósofo como educador relacionando educação versus instrução.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2021-07-08

Comment citer

CARVALHO SOARES, M. . O papel do filósofo como educador. Kalagatos , [S. l.], v. 5, n. 9, p. 183–206, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v5i9.5884. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5884. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos