100 anos de Paulo Freire

Nas entrelinhas da Educação brasileira

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Resumo

No ano em que Paulo Freire completaria cem anos (2021), a vida e a obra do educador e filósofo pernambucano é considerada um dos maiores legados da história da educação do Brasil. É por meio do seu pensamento para o Outro, que sua obra, tecida no cotidiano, se materializa e dá sentido à sua teoria. Embora no contexto nacional (político-ideológico) Paulo Freire seja alvo de críticas, não se pode negar o fato de que suas ideias ainda alcançam grande repercussão, apresentando memorável prestigio, sobretudo no exterior, ao estar entre os três teóricos mais citados em trabalhos acadêmicos em âmbito global, além de ser estudado nas melhores universidades do mundo. Diante de um educador que semeou o direito de sonhar e ganhou voz e autoridade ao se posicionar contra um governo que silenciava, seu ideário de formação sempre foi direcionado à uma educação para a consciência, que visa a autonomia e a liberdade. Assim, o presente ensaio traz, em diálogo com a própria filosofia freiriana, uma humilde reflexão de suas ideias e discursos, demonstrando a pertinência e atualidade de sua produção intelectual.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral em andamento junto à Universidade de Sorocaba (PPGE/Uniso). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM). Pesquisador do Grupo 'Formação de professores, cultura digital e aprendizagem' - cadastrado no CNPq -, e coordenador da Red Internacional Académica Verano TIC, no Brasil.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

CORRÊA, T. H. B. 100 anos de Paulo Freire: Nas entrelinhas da Educação brasileira . Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 107–121, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7076. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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Artigos