O sujeito neoliberal e a educação como capital humano
DOI:
https://doi.org/10.23845/kalagatos.v16i2.6587Palavras-chave:
Educação neoliberal, Capital Humano, Foucault, Dardot, LavalResumo
Este artigo trata dos processos de subjetivação do sujeito neoliberal e da abordagem sobre um dos principais investimentos do capital humano, a educação formal e informal, mostrando a sua importância para os processos de subjetivação do cidadão empresa de si mesmo. Aqui nos servimos das reflexões de Dardot e Laval nesses aspectos relativos à educação no neoliberalismo contemporâneo. Apesar de Foucault não ter se aprofundado nesses aspectos, os dois pensadores, autores do livro A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal, aprofundaram diversas facetas contemporâneas do neoliberalismo relativas à educação a partir das análises foucaultianas presentes no Nascimento da biopolítica.
Downloads
Referências
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal; tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016. (Estado de sítio).
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.