Iniciativas formativas para uma prática docente inclusiva em metodologias ativas

Autores

  • Ana Cecília Fadú Sáber e Silva Ribeiro Autônoma
  • Aparecida Leonir da Silva USP

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Terapia Ocupacional, Formação Docente, Necessidades Educacionais Especiais

Resumo

No contexto educacional as narrativas docentes denunciam um entrave teórico-prático em metodologias ativas junto aos alunos com necessidades educacionais especiais, mesmo essas metodologias tendo bases teóricas bem definidas no protagonismo do aluno e nas didáticas pedagógicas. Neste relato de experiência da assessoria em terapia ocupacional com os docentes de uma instituição privada de ensino que adota metodologia por resolução de problemas, o objetivo do estudo foi delinear iniciativas formativas para uma prática metodológica ativa inclusiva. No trato qualitativo dos dados, as ações dimensionam-se na ressignificação da cultura escolar e da educação na perspectiva inclusiva. Os resultados tratam de iniciativas que evidenciam as vivências dos professores; os conhecimentos prévios do aluno como centralidade do processo, bem como, a importância do suporte técnico na formação continuada docente. Tais iniciativas, quando aliadas às metodologias ativas inseridas no processo formativo docente, modificam didáticas tornando-se inclusivas e acessíveis aos alunos com necessidades educacionais especiais.

 

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Publicado

01-09-2023

Como Citar

Fadú Sáber e Silva Ribeiro, A. C., & Leonir da Silva, A. (2023). Iniciativas formativas para uma prática docente inclusiva em metodologias ativas . Conexão ComCiência, 3(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10266

Edição

Seção

Relato de experiência

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