A ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Mots-clés :
Aprendizagem, Ensino Remoto, Socioconstrutivismo, TICs, Educação DigitalRésumé
O uso das plataformas digitais no ensino remoto tem contribuído bastante para a autonomia e a construção de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. Por essa razão, este trabalho tem como objetivo geral compreender as aproximações entre o socioconstrutivismo com as tecnologias na educação. Para a realização deste trabalho, adotou-se a metodologia qualitativa com a finalidade de analisar e interpretar as informações obtidas por meio das imagens e das experiências dos sujeitos da pesquisa. Por último, as conclusões evidenciam que o Padlet é uma ferramenta essencial para a construção dos conhecimentos dos alunos e para a interação com todos os envolvidos no processo de aprendizagem, mostrando, portanto, a possibilidade de interação social em ambientes virtuais de ensino.
Références
BOIKO, Vanessa; ZAMBERLAND, Maria. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em estudo, Maringá, PR, V. 6, n. 1, p. 51-58, jan/jun. 2001.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p.
DOS ANJOS COSTA, Priscila. Role Playing Game (RPG) digital como mediador para o ensino/aprendizagem de convivência entre sujeitos multiculturais com religião e valores culturais diversos.: dissertação - / Priscila Dos Anjos Costa.-- Salvador, 2020. 159 fls.
DIAS, Carmen L.; MONDIN, Elza M. C. A profissão docente sob diferentes concepções psicológicas: O enfoque construtivista e o socioconstrutivista. Psicologia em argumento, Curitiba, PR, V.31, n.74, p. 483-494, jul/set. 2013.
EAD EM FOCO. Dossiê Especial: Pesquisaformação na Cibercultura – Experiências da Pandemia. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br>. Acesso em 14 mai. 2022
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apos-tila.
KOHL, M. Piaget – Vygotsky: Novas contribuições para o Debate, RJ: Ática, 2012.
LA TAILLE, Ives, Dantas, H. e Oliveira, M.K. Piaget, Vygotsky e Wallon. Teorias Genéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992.
Metodologia ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico - prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. - Porto Alegre: Penso, 2018. E-Pub.
MENDES, L. F., AMORIM, N. O., Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia FlippedClassroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Anais [...]. Brasília: 2019. p. 138-147. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8560>. Acesso em: 08 jan. 2022.
MATTA, Alfredo. Tecnologias de aprendizagem em rede e ensino de história – utilizando comunidades de aprendizagem e hipercomposição. Brasília: LíberLivroEditora, 2006.
MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Procedimentos de Autoria Hipermídia em Rede de Computadores, um Ambiente Mediador para o Ensino-Aprendizagem de História. Salvador/ BA: Tese de doutorado, 2001, Universidade Federal da Bahia.
OLIVEIRA, Martha Khol de. Vygotsky.São Paulo: Scipione, 1993.
RASHID, A. A., YUNUS, M. M., & WAHI, W. Using Padlet for Collaborative Writing among ESL Learners. CreativeEducation, v.10, p. 610-620. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.4236/ce.2019.103044>. Acesso em: 08 jan. 2022.
SILVA, W.G. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino remoto emergencial no Brasil: dificuldades e desafios. Ceres, GO: Instituto Federal Goiano, 2021.
TOLOMEI, B. V. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EAD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância, v.7, n2, p.145-156, 2017. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440> Acesso em: 12 d Abr. 2022.
VYGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Trabalho original publicado em 1926. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269525123_A_PSICOLOGIA_PEDAGOGI CA_DE_VIGOTSKI_-_CONSIDERACOES_INTRODUTORIAS. Acesso em: 30 de nov. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Andrezza Farias Viana, Bill Clinton Divino dos Reis, Priscila dos Anjos Costa, Marlene Cunha Santos 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .