Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)

sua importância na Formação de Professores

Auteurs-es

  • Francisco Weleson Pereira Santana Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Lúcia Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • José Roberto de Sousa Miranda Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club

Mots-clés :

Residência Pedagógica, Formação Docente, Teoria e Prática

Résumé

Este programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas.

Références

BARTELMEBS, Roberta Chiesa. A observação na pesquisa em educação: planejamento e execução. planejamento e execução. 2015. Disponível em: http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1454/1/Texto_observacao.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. In: JORNADA DE DIDÁTICA: DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA E II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 2., 2014, Londrina. Anais [...]. Londrina: Uel, 2014. p. 329-377. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_gestao_pdp_luiz_carlos_chiofi.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

GONÇALVES, Sheila Maria Santos; SILVA, João Felix da; BENTO, Maria das Graças. Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: um olhar sobre a formação docente / report on the pedagogical residence program. Id On Line Revista de Psicologia, [S.L.], v. 13, n. 48, p. 670-683, 29 dez. 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/viewFile/2268/3487. Acesso em: 05 mar. 2021.

RODRIGUES, Adriano; MAGALHÃES, Shirlei Cristina. A resolução de problemas nas aulas de matemática: diagnosticando a prática pedagógica. 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_rodrigues_magalhaes.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

SANTOS, Renato Gomes; ALVES, Édina Cristina Rodrigues de Freitas; FIELD’S, Karla Amâncio Pinto; COSTA, Maria Aparecida da. Propostas de aulas experimentais para contextualização e abordagem de conteúdos iniciais de química orgânica a alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública. Experiências Em Ensino De Ciências, [s. l], v. 11, n. 1, p. 156-166, abr. 2016. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID306/v11_n1_a2016.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.

TAVARES, Andrezza; SOUSA, Karla Cristina Silva; CRUZ, Keila. Residência pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão. Natal: Editora Ifnr, 2019. 480 p. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1778. Acesso em: 23 mar. 2021.

Téléchargements

Publié-e

2021-09-28

Comment citer

Pereira Santana, F. W., Rodrigues da Silva , A. L. . ., & Miranda, J. R. de S. . (2021). Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores. Conexão ComCiência, 1(3). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129

Numéro

Rubrique

Relato de experiência

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.