O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental

Auteurs-es

  • Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Thaise Maiara Rodrigues Gama Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Gutemberg de Castro Praxedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mots-clés :

Recursos didáticos audiovisuais, Consumismo e meio ambiente, Publicidade infantil, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)

Résumé

A educação ambiental frequentemente é abordada de modo efêmero e superficial. Nessa perspectiva,
faz-se necessário discutir sua relevância, possibilitando práticas dinâmicas e lúdicas a fim de construir
conhecimentos mais profundos, instigando o interesse dos alunos. Utilizando como recurso didático o
filme O Lorax: em busca da trúfula perdida (2012), o presente artigo propõe a reflexão sobre a relação
entre consumismo e educação ambiental com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
Caracterizando-se como qualitativa e exploratória, com enfoque bibliográfico, a pesquisa fundamentase em Rosa (2000), Bauman (2001), Silva (2015) e Soares e Souza (2018), buscando evidenciar a
utilização de filmes e vídeos nas práticas educativas, fomentando discussões necessárias sobre o meio
ambiente. Por fim, conclui-se que o filme proposto apresenta-se como um recurso didático promissor
na prática da educação ambiental, permitindo a dinamização do processo de ensino-aprendizagem e
sensibilização ambiental dos educandos.

Bibliographies de l'auteur-e

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq) e do projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação - EIVE (FE/UERN). E-mail: yatamurirafaelly@gmail.com

Thaise Maiara Rodrigues Gama, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e membro do projeto de extensão Formação de Conselheiros Escolares do Município de Mossoró-RN - PROFCE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0785026177216543. E-mail: tthaisegama@gmail.com

Gutemberg de Castro Praxedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto I na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, atuando com didática das ciências e interesse em educação ambiental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5739907961514297. E-mail: gutembergcastro@uern.br

Références

ALANA, Instituto. Criança e Consumo. [s.d.] Entenda o que é publicidade infantil e porque

ela deve acabar. Disponível em: <https://criancaeconsumo.org.br/chega-de-publicidadeinfantil/o-que-e-publicidade-infantil>. Acesso em 21 mar. 2023.

BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. 68p.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 215p.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 200p.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário

Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a

Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União,

Brasília, DF, 28 abr. 1999.

CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, Marcelo. A imagem da ciência no cinema. Química

nova na escola., v. fe 2009, n. 1, p. 9-17, 2009. Disponível em:

<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/03-QS-1508.pdf>. Acesso em 03 mar. 2023.

ECAM. O que é a Agenda 2030 e quais os seus objetivos. [s.d.] Disponível em:

<http://ecam.org.br/en/blog/o-que-e-a-agenda-2030-e-quais-os-seus-objetivos>. Acesso em 27

mar. 2023.

MEDIA, Kantar Ibope. Investimentos publicitários voltam a crescer em 2021. [s.l]. 2022.

Disponível em: < https://kantaribopemedia.com/conteudo/investimentos-publicitarios-voltama-crescer-em-2021 />. Acesso em 8 mar. 2023.

MAGALHÃES, M. dos R. A. O comportamento de compra compulsiva: um estudo com métodos

neurocientíficos. 2013. 196p. Tese (Doutorado). Programa de Mestrado e Doutorado em

Administração, UNINOVE, São Paulo, 2013.

O LORAX: Em busca da trúfula perdida. Direção: Chris Renaud. Produção de Illumination

Entertainment. Estados Unidos da América: Universal Studios, 2012. Mp4 (86 min.)

Disponível em:

https://www.primevideo.com/detail/0F71IKTH2TJHT3ZB77U9DQL8ZA/ref=atv_sr_fle_c_T

n74RA_1_1_1 >. Acesso em 7 fev. 2023.

PAN, Jovem. Pesquisa aponta que 70% das crianças passam pelo menos 3 horas diárias no

celular. Jovem Pan News. 14 fev 2022. Disponível em:

Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na

Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 16

https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/pesquisa-aponta-que-70-das-criancaspassam-pelo-menos-3-horas-diarias-no-celular.html >. Acesso em 8 mar. 2023.

QUÉRÉ, Corinne Le et al. Temporary reduction in daily global CO2 emissions during the

COVID-19 forced confinement. Nature Climate Change, [S.L.], v. 10, n. 7, p. 647-653, 19

maio 2020. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em:

https://www.nature.com/articles/s41558-020-0797-x >. Acesso em 07 mar. 2023.

ROSA, P. R. S. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de Ciências. Caderno

Catarinense de Ensino de Física, v.17, n.1, p.33-49, 2000. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6784/6249 >. Acesso em 03 mar. 2023.

SILVA, Diogo D’ippolito Bartolomeu da. A ESTILÍSTICA DO TEXTO

PUBLICITÁRIO. Monografia (Curso de Publicidade e Propaganda). Universidade Federal

do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:

https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/861/3/DDOBSILVA.pdf >. Acesso em 03 mar. 2023.

SOARES, Josemar Sidinei; SOUZA, Maria Cláudia da Silva Antunes de. SOCIEDADE DE

CONSUMO E O CONSUMISMO: IMPLICAÇÕES EXISTENCIAIS NA DIMENSÃO DA

SUSTENTABILIDADE. Direito e Desenvolvimento: Implicações existenciais na dimensão

da sustentabilidade, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 304, ago./dez. 2018. Disponível em:

https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/815 >. Acesso em

fev. 2023.

TOKARNIA, Mariana. Acesso à internet aumenta entre crianças e adolescentes. Agência

Brasil, 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/acessointernet-aumenta-entre-criancas-e-adolescentes >. Acesso em 21 mar. 2023.

UNESCO, Brasil. TIC Kids Online Brasil. Centro Regional de Estudos para o

Desenvolvimento da Sociedade da Informação, CETIC. [s.d.] Disponível:

https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/ >. Acesso em 22 mar. 2023.

UNESCO, Brasil. Educação para o desenvolvimento sustentável. [s.d.]. Disponível em:

https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development >.

Acesso em 27 de mar. 2023.

UNESCO, Brasil. Educação para os objetivos do desenvolvimento

sustentável: objetivo de aprendizagem, 2017. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197 >. Acesso em 10 de mar. 2023.

VALADARES, Dandara. Black Friday: a queima de recursos pelo consumismo. Carta

Capital, 2019. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/blogs/fashionrevolution/black-friday-a-queima-de-recursos-pelo-consumismo/ >. Acesso em 29 mar. 2023.

VALENÇA, Lívia. A publicidade como instrumento do capitalismo na propagação da

cultura de consumo e da estilização da vida. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências da

Comunicação da Região Nordeste. Salvador: 2007. Disponível em:

Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na

Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 17

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0658-1.pdf >. Acesso

em 08 mar. 2023

Téléchargements

Publié-e

2024-01-16

Comment citer

Cosme da Silva, Y. R., Rodrigues Gama, T. M., & de Castro Praxedes, G. (2024). O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental. Conexão ComCiência, 1(4). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12028

Numéro

Rubrique

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior