Educação Infantil contra a dengue um relato de experiência

Conteúdo do artigo principal

Andreia Lima de Almeida
Hérica Fernandes de Sousa
Francisca Risolene Fernandes Rocha

Resumo

Este relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido em turmas de Educação Infantil com o objetivo de conscientizar crianças e famílias sobre a prevenção da dengue. A proposta foi realizada por meio de atividades lúdicas e integradas, como rodas de conversa, leitura da revistinha “Marcelino, o detetive contra a dengue”, músicas, construção de cartazes, caça ao mosquito, modelagem artística e teatro. As ações foram planejadas coletivamente pelas professoras, considerando os direitos de aprendizagem previstos na BNCC. Observou-se o envolvimento das crianças, o fortalecimento da interação entre escola e família e a incorporação de hábitos preventivos no cotidiano doméstico. Conclui-se que a ludicidade é um recurso pedagógico eficaz para promover a conscientização, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, A. L. de, Sousa, H. F. de, & Rocha, F. R. F. (2025). Educação Infantil contra a dengue: um relato de experiência . Conexão ComCiência, 6(1). https://doi.org/10.52521/revccc.v6i1.16694
Seção
Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior (2026)
Biografia do Autor

Andreia Lima de Almeida, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Mestra em Artes pelo Programa de pós-graduação em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (Darcy Ribeiro) e Graduação em Pedagogia (UECE)

Hérica Fernandes de Sousa, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestra em Artes pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e especialista em Educação Infantil pela Faculdade Padre Dourado. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2006). 

Francisca Risolene Fernandes Rocha, Prefeitura Municipal de Horizonte

Professora da Prefeitura Municipal de Horizonte; Mestra em Artes pelo Programa de pós-graduação em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica; Graduada em Pedagogia (UVA). 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Versão final. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.

FERRAZ, Maria Helena; FUSARI, Maria F. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010. FORTALEZA (CE).

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

Revista Marcelinho, o detetive contra o Aedes. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, [s.d.].

VERÍSSIMO, Yasmin. Combate ao mosquito da dengue. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5VQxl85iBHs. Acesso em: 31 ago. 2024.