Educação Infantil contra a dengue um relato de experiência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido em turmas de Educação Infantil com o objetivo de conscientizar crianças e famílias sobre a prevenção da dengue. A proposta foi realizada por meio de atividades lúdicas e integradas, como rodas de conversa, leitura da revistinha “Marcelino, o detetive contra a dengue”, músicas, construção de cartazes, caça ao mosquito, modelagem artística e teatro. As ações foram planejadas coletivamente pelas professoras, considerando os direitos de aprendizagem previstos na BNCC. Observou-se o envolvimento das crianças, o fortalecimento da interação entre escola e família e a incorporação de hábitos preventivos no cotidiano doméstico. Conclui-se que a ludicidade é um recurso pedagógico eficaz para promover a conscientização, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Versão final. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.
FERRAZ, Maria Helena; FUSARI, Maria F. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010. FORTALEZA (CE).
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
Revista Marcelinho, o detetive contra o Aedes. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, [s.d.].
VERÍSSIMO, Yasmin. Combate ao mosquito da dengue. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5VQxl85iBHs. Acesso em: 31 ago. 2024.
