A influência do uso de maquete como estratégia docente e recurso pedagógico no ensino das estruturas da célula eucarionte animal

Autores

  • Gabriel Moreira Valença Centro Universitário Aparício Carvalho
  • Ideval Cruz Rocha Centro Universitário Aparício Carvalho
  • Ana Eliza Montenegro da Costa Centro Universitário Aparício Carvalho
  • Marcela Alvares Oliveira Centro Universitário Aparício Carvalho

Palavras-chave:

Ensino, Célula 3D, Biologia celular

Resumo

O ensino das estruturas da célula eucarionte animal é, de modo geral, um desafio para os professores e de difícil compreensão para os alunos tendo em vista que se trata de elementos que só podem ser vistos com auxílio de microscópio de varredura. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo demonstrar a influência da maquete no aprendizado de biologia celular e comparar a eficácia do uso da maquete com o modo tradicional de ensino. Para a realização do presente estudo participaram um total de 34 alunos, sendo 20 alunos do grupo tratamento e 14 alunos do grupo controle. Na análise dos resultados da avalição da aprendizagem do grupo tratamento observou-se 75% de acertos e 25% erros, já o grupo controle apresentou 35% de acertos e 65% de erros. Dessa forma, o presente estudo confirmou que a maquete proporcionou influências positivas no ensino das estruturas da célula eucarionte animal, facilitando a compreensão do conteúdo, possibilitando ao aluno uma percepção tátil e uma atração visual pelas organelas celulares. Além disso, o uso de maquete como recurso didático promoveu melhor relação interpessoal entre aluno-aluno e professor-aluno.

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Moreira Valença, G. ., Cruz Rocha, I., Montenegro da Costa , A. E. ., & Alvares Oliveira, M. (2022). A influência do uso de maquete como estratégia docente e recurso pedagógico no ensino das estruturas da célula eucarionte animal. Conexão ComCiência, 3(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8813