Teatro de fantoches como ferramenta lúdica na conscientização das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti ao Ensino Fundamental II
Palavras-chave:
Ciências, Ludicidade, Ensino, Saúde, DengueResumo
O teatro de fantoches é uma ferramenta que pode colaborar na conscientização de diversas temáticas. Dentro desse contexto, objetivou-se mensurar as contribuições do teatro de fantoches como uma estratégia lúdica acerca das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti no Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa descritiva, mista, com aplicação de questionários e roda de conversa junto a discentes de uma escola do município de Fortaleza-Ceará. Foi confeccionado 1 cenário, 5 fantoches e um roteiro com linguagem clara e acessível. Após a estreia da peça, os alunos sinalizaram que 92% gostaram do teatro de fantoches, 92% queriam com mais frequência, a palavra de destaque ao pensarem no teatro foi “felicidade”. Pondera-se que essa estratégia teve uma boa aceitação, sendo diferenciada e divertida, estimulando a conscientização dos alunos e a responsabilidade como agentes promovedores de ações preventivas, despontando o teatro de fantoches como aparato pedagógico no aprendizado do Ensino Fundamental II.
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