A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis
reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
Palavras-chave:
Tempo, Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, Extensão Universitária, Formação inicial de professores, Língua espanholaResumo
A organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores.
Referências
ALMEIDA FILHO, José C. P. (Orgs.). O professor de língua estrangeira em formação. 3ª edição, Campinas/SP, editora: Pontes, 2009.
ANDRÉ, Marli; GATTI, Bernardete A. Métodos qualitativos de pesquisa em educação no Brasil: origens e evolução. In: PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Módulo VII. Pesquisa Qualitativa, parte II, 26 ago. 2014. Chapecó, SC: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/pastas-ocultas/bd/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graducao/repositorio-de-arquivos/arquivos-do-programa-de-formacao/modulo-vii-pesquisa-qualitativa-parte-ii. Acesso em: 02 out. 2019.
GALLEGO, Rita C. Tempo, temporalidades e ritmos nas escolas primárias em São Paulo: heranças e negociações (1846-1890). Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação - Área de Concentração: História e Historiografia da Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008.
GALLEGO, Rita C; SILVA, Vivian B. A Gestão do tempo e do espaço na escola. Redefor USP Módulo 4 do curso de Gestão da Escola para Diretores , São Paulo, p. 01 - 47, 2011.
LEFFA, Vilson J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In LEFFA, Vilson J. O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2ª ed., Pelotas - Educat, p.353 -376, 2008.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.
MIRANDA, Kátia R. M.; CARVALHO, Kelly C. H. P.; MESSIAS, Rozana A. L. A formação do professor de espanhol no Centro de Línguas da FCL Unesp - Assis: histórias compartilhadas. Anuario brasileño de estudios hispánicos, España, v. I, p. 67 -78, 2014.
REFERÊNCIA AO TRABALHO DO AUTOR – SERÁ COLOCADA PÓS-AVALIAÇÃO.
REFERÊNCIA AO TRABALHO DO AUTOR – SERÁ COLOCADA PÓS-AVALIAÇÃO.
UNESP. Regimento Geral da Extensão Universitaria na UNESP, p. 1-12, 2012.
VIEIRA, Analúcia M. Um olhar sobre o espaço escolar. Revista Olhares e Trilhas, v. 2, n.1, p. 47 - 58, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edson Luis Rezende Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.