uma(s), um As Aulas de Geografia do Ponto de Vista do Professor de Geografia Multitarefas: Análise de Casos com Docentes da Educação Fundamental II

Autores

  • Francisco Bruno De Souza Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10881

Palavras-chave:

Professor de geografia; Família; Escola; Educação Pública; Multitarefas

Resumo

O presente artigo, tem como princípio o estudo de relatos de professores da rede de ensino pública no fundamental II. Dessa forma, evidencia-se como questão principal as dificuldades que o professor de geografia enfrenta em sala de aula, no que diz respeito às multitarefas que extrapolam seu tempo livre. Ademais, o objetivo desse artigo se perfaz nos aspectos relacionados ao educador e seu cotidiano na escola, trazendo a dinamicidade do que envolve a educação na esfera pública. Dialogando assim, com autores como (CARVALHO, 2014; PASSINI, 2011; SANTOS e TONIOSSO, 2014; POLONIA e DESSEN, 2014; CHECHIA e ANDRADE, 2005). Como metodologia, tem-se dois momentos, primeiramente a construção teórica através de estudos analíticos e segundamente o relato de professores de geografia para discursar com suas experiências e realidades em sala de aula. Por meio dessa análise, foi possível concluir que o ser professor é muito mais do que ensinar, mas também cuidar.

Referências

SALAS, P. Pesquisa: educadores relatam melhora na saúde mental em comparação com 2020. in: Nova Escola, 4 de outubro de 2021. Disponivel em:<https://novaescola.org.br/conteudo/20696/pesquisa-educadores-relatam-melhora-na-saude-mental-e-receios-para-a-retomada-presencial-das-atividades#:~:text=Quase%20metade%20(47%2C8%25),ano%20s%C3%A3o%2013%2C7%25> Acesso em 17 de março de 2022.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor De. Faça Aqui o Seu Login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online. in: Revista História Hoje, v. 3, n. 5, 2014, p. 165- 188.

CHECHIA, V. A.; Andrade, A. D. S. (2005). O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. in: Estudos de Psicologia, 10(3), 431-440.

PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. in: Psicologia escolar e educacional, 9(2), 303-31, 2005.

SANTOS, L. R; TONIOSSO, J. P. A importância da relação escola-família. in: Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, São Paulo: Bebedouro. v. 1, n. 1, 2014.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Como Citar

De Souza Soares, F. B. (2024). uma(s), um As Aulas de Geografia do Ponto de Vista do Professor de Geografia Multitarefas: Análise de Casos com Docentes da Educação Fundamental II. Conexão ComCiência, 4(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10881

Edição

Seção

Artigos