O apoio instrumental dos pais durante o processo de aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Maria Adélia de Carvalho Universidade Estadual do Ceará
  • Alexsandro Macêdo Saraiva Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Família, Educação Infantil, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho trata sobre a importância do apoio instrumental dos pais durante o processo de aprendizagem na educação infantil. Este objetivou investigar o papel da família no processo do aprender da criança, e como isso pode afetar seu comportamento e desempenho em sala de aula. Este estudo teve como referência o teórico Vygotsky (1991) como também Carvalho (2000); Lima e Chapadeiro (2015) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo exploratória, em que foram aplicados questionários, com dez mães de crianças de uma escola privada de Nova Russas/CE. A partir do achados conclui-se que a família possui um papel significativo quando se fala em trabalhar na criança o desejo de estar sempre em busca da aprendizagem, fazê-la compreender a importância disso para a sua evolução, e cuidar para que essa criança se mantenha interessada em aprender por todas as fases da sua vida.

Biografia do Autor

Maria Adélia de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Alexsandro Macêdo Saraiva, Universidade Estadual do Ceará

Psicólogo, Doutor em Educação (UECE) e professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

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Publicado

09-10-2022

Como Citar

Carvalho, M. A. de, & Saraiva, A. M. (2022). O apoio instrumental dos pais durante o processo de aprendizagem na Educação Infantil. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8726