Ensino de ciências e ludicidade: aproximações com o cotidiano discente
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14480Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ludicidade, Vivência dos estudantesResumo
Este trabalho traz como temática a ludicidade no ensino de ciências e sua relação com o cotidiano das crianças, estruturado com o seguinte problema de pesquisa: de que forma o cotidiano discente pode envolver o lúdico e contribuir para o ensino de ciências? Seu objetivo é compreender como a inserção do lúdico no ensino de ciências pode favorecer o processo de aprendizagem a partir das experiências cotidianas das crianças. O referencial teórico é constituído por estudos de Freire (2022a, 2022b), Marinho (2007) e Soares (2014). Utilizamos a metodologia numa abordagem qualitativa, seguindo a revisão de literatura e apresentando o tipo de pesquisa-ação. Os sujeitos foram alunos de uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Brejo Santo-CE, ao longo do ano de 2023. Concluímos que a inserção da ludicidade no ensino de ciências, fortalece todo o processo de aprendizagem.
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