Ensino de ciências e ludicidade: aproximações com o cotidiano discente

Autores

  • João Batista Monte de Oliveira Universidade Regional do Cariri
  • Cicera Sineide Dantas Rodrigues Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14480

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ludicidade, Vivência dos estudantes

Resumo

Este trabalho traz como temática a ludicidade no ensino de ciências e sua relação com o cotidiano das crianças, estruturado com o seguinte problema de pesquisa: de que forma o cotidiano discente pode envolver o lúdico e contribuir para o ensino de ciências? Seu objetivo é compreender como a inserção do lúdico no ensino de ciências pode favorecer o processo de aprendizagem a partir das experiências cotidianas das crianças. O referencial teórico é constituído por estudos de Freire (2022a, 2022b), Marinho (2007) e Soares (2014). Utilizamos a metodologia numa abordagem qualitativa, seguindo a revisão de literatura e apresentando o tipo de pesquisa-ação. Os sujeitos foram alunos de uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Brejo Santo-CE, ao longo do ano de 2023. Concluímos que a inserção da ludicidade no ensino de ciências, fortalece todo o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

João Batista Monte de Oliveira , Universidade Regional do Cariri

Mestrando no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor da rede pública municipal de Brejo Santo-CE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Docência e Educação (GEPEDE).

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação ambos na Universidade Regional do Cariri. Coordenadora do GEPEDE.

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

Batista Monte de Oliveira , J., & Sineide Dantas Rodrigues, C. (2025). Ensino de ciências e ludicidade: aproximações com o cotidiano discente. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14480

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal