A internet e os aplicativos sociais:

discursos e subjetivações docente em tempos de pandemia

Autores

  • Lavínia Maria Silva Queiroz UFRN

Palavras-chave:

Discurso, subjetividade, internet;, aplicativos sociais;, Pandemia

Resumo

Em meados de 2019 o mundo é acometido pela pandemia causada pelo COVID-19. Neste cenário é inegável a relação intrínseca entre as tecnologias digitais e a atuação dos professores. Isto posto, objetiva-se identificar os discursos midiáticos feitos nas redes sociais digitais Instagram, Facebook e Twitter sobre a atuação docente. Os principais conceitos que permeiam essa pesquisa constituem-se na ideia de subjetividade, discurso e estratégias discursivas por Foucault (1986, 2005). Além desses, a abordagem foucaultiana que Fischer (2002) aponta sobre os dispositivos pedagógicos da mídia, considerando-a como aparato discursivo que produzem relações de poder com os indivíduos. A análise dar-se-á por meio de figuras, imagens e discursos disponibilizados nos ambientes virtuais, assim como relatos de professores encontrados em blogs e notícias. Constata-se que os discursos reverberam lutas de poder-saber que conduzem modos de subjetivações implicadas na prática docente que possibilitam apropriações e resistências quando das vontades de verdade sobre estes profissionais.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Queiroz, L. M. S. (2023). A internet e os aplicativos sociais: : discursos e subjetivações docente em tempos de pandemia. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10528

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologia e Educação