A aula de campo na formação de professores em Geografia: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Prática de Ensino. Metodologias de Ensino. Geografia Agrária.

Resumo

A aula de campo é a oportunidade do aluno em vincular o conteúdo que foi visto em sala de aula à prática. Adotar essa metodológica de ensino como ferramenta em uma disciplina como a Geografia é de suma importância, principalmente se levado em consideração que deixar o ensino-aprendizado retido apenas às páginas dos livros é insuficiente. Assim, este texto tem o objetivo de discutir a relevância da aula de campo para a formação de professores em Geografia. Os resultados apresentados são frutos das observações realizadas pelos autores a partir das aulas de campo na disciplina de Geografia Agrária, ministrada no 5º semestre do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Com base na atividade de campo, que foi o pontapé inicial deste artigo, os autores dialogam com diferentes assuntos dessa subárea de conhecimento geográfico, tendo por destaque as temáticas agroflorestais, desenvolvimento sustentável, preservação e conservação ambiental, alimentos orgânicos, dentre outros, correlacionando-os com o Ensino de Geografia para a formação de futuros docentes.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

DE MORAIS, J. R.; LOPES, A. J. G.; PIANCÓ, A. R. D.; RODRIGUES, E.; DA SILVA, H. S. A aula de campo na formação de professores em Geografia: um estudo de caso. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 10, n. 19, p. e202105, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/4485. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos