ENSINO DE GEOGRAFIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANÁLISE SOBRE A COLEÇÃO “EXPLORANDO O ENSINO”- MEC (2004-2010)

Autores

  • João Vitor Gobis Verges

Palavras-chave:

Práticas de Ensino, Políticas Climáticas, Epistemologia

Resumo

Os diálogos e acordos internacionais sobre mudanças no clima possuem reverberações diretas em políticas públicas de muitos países. Isto faz com que se construam medidas e ações para a justificação de ideias e projetos. No Brasil, nos anos de 2008 e 2009 são apresentados o plano e a política nacional sobre as mudanças no clima, designando interposições nos âmbitos educacionais. Neste ínterim, a coleção “Explorando o Ensino” – MEC (2004-2010), criada para fomentar/auxiliar a prática de ensino do professorado, é levada pela política climática a tratar o assunto “mudanças climáticas” em caderno específico, separando-o das demais disciplinas curriculares da educação básica como a Geografia. Neste sentido, este artigo busca demonstrar como ocorre a alocação da chamada “Ciência das Alterações Climáticas” enquanto meio de ensino do clima e suas nuances, em detrimento da observação inerente pelos aportes da Geografia. Para isto, tomou-se como referência de análise os volumes 8 e 22, atinentes ao ensino de Geografia, e o volume 13, elaborado para tratar especificamente das “mudanças climáticas” na coleção “Explorando o Ensino”. Adota-se a dialética como método e o contrastar epistemológico das diferentes abordagens como metodologia de análise. Concluí-se que a formatação em volume específico do assunto “mudanças climáticas” não atingiu características interdisciplinares e distanciou a compreensão da questão pela abordagem geográfica. Isto alude que as aferições pelas categorias de análise da Geografia são secundárias no processo, devendo ser afirmados os cenários climáticos e as ações de mitigação e adaptação provindas de estudos da “Ciência das Alterações Climáticas” e seus desdobramentos propositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ASCENSÃO, Valéria de Oliveira Roque., VALADÃO, Roberto Célio. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. In. Scripta Nova. Vol. 13, nº 496, Barcelona, Dezembro, 2014.

BRASIL. Geografia: ensino fundamental e ensino médio: o mar no espaço geográfico brasileiro/coordenação Carlos Frederico Simões Serafim, organização Paulo de Tarso Chaves. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2005.

BRASIL. Geografia: ensino fundamental/Coordenação, Marísia Margarida Santiago Buitoni.-Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC – Brasil. Governo Federal. Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima. Decreto nº 6.263, 21 de novembro de 2007, Brasília: Imprensa oficial, 2008.

BRASIL. Mudanças climáticas: ensino fundamental e médio/Gilvan Sampaio de Oliveira, Neilton Fidelis da Silva, Rachel Henriques. – Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos., CALLAI, Helena Copetti., KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009.

DESSAI, Suraje., TRIGO, Ricardo. A Ciência das Alterações Climáticas. In. Finisterra. Vol. 36, Nº 71, p.117-132, 2001.

FENNER, André Luiz Dutra. Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC: implementação e principais desafios. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Fio Cruz, 2011.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos territórios do Território. In: Eliane Tomiasi Paulino; João Edmilson Fabrini. (Org.). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 273-302.

_____________. Territórios da questão agrária: campesinato, reforma agrária e agronegócio. Reforma Agrária, v. 34, p. 77-94, 2007.

FERRÃO, João. O ordenamento do território como política pública. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2011.

HAESBAERT, Rogério. Território e multiterritorialidade: um debate. In. GEOGraphia, ano 9, nº 17, 2007.

HEIDRICH, Álvaro Luiz., HEIDRICH, Bernardete Beschorner. Reflexões sobre o estudo do território. In. In. Geografia: Ensino Fundamental. (ORG) Marísia Margarida Santiago Buitoni. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.

MOLION, Luis Carlos Baldicero. Mitos do aquecimento global. In. Plenarium (Brasília), v. V, p. 48-65, 2008.

ONÇA, Daniela de Souza., FELICIO, Ricardo. A Elevação Global das Temperaturas: Tendência ou Artifício?. In. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, p. 37-50, 2012;

PONTUSCHKA, Nidia Nacib Para ensinar e aprender Geografia.Tomoko lyda Paganelli, Núria Hanglei Cacete. 1a ed. - São Paulo: Cortez, 2009.

SANT’ANNA NETO, João Lima. Da climatologia geográfica à geografia do clima: gênese, paradigmas e aplicações do clima como fenômeno geográfico. In. Revista da ANPEGE, vol. 4, 2008.

SANTOS, Filipe Duarte. Alterações Globais: Os desafios e os riscos presentes e futuros. Lisboa: Fundação Francisco Manuel Dos Santos, 2012.

SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. Ed. São Paulo, Outras Expressões, 2011.

SCHIMIDT, Luisa., SANTOS, Filipe Duarte., PRISTA, Pedro., SARAIVA, Tiago., GOMES, Carla. Alterações Climáticas, Sociais e Políticas em Portugal: Processos de Governança num Litoral em Risco. In. Ambiente & Sociedade. Vol. 15, Nº 1, Jan/Abr, 2012.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes., ROSSATO, Maíra Suertegaray. Natureza: concepções no ensino fundamental de geografía. In. Geografia: Ensino Fundamental. (ORG) Marísia Margarida Santiago Buitoni. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.

TEODORO, Pacelli Henrique Martins., AMORIM, Margarete Cristiane da Costa Trindade. Mudanças Climáticas: algumas reflexões. In. Revista Brasileira de Climatologia, vol. 3, Agosto, 2008.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

GOBIS VERGES, J. V. . ENSINO DE GEOGRAFIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANÁLISE SOBRE A COLEÇÃO “EXPLORANDO O ENSINO”- MEC (2004-2010). Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 81–107, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6903. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos