PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Santiago Alves De Siqueira

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Ensino fundamental, PCN´s, Geografia econômica

Resumo

A proposição deste artigo nasce das discussões realizadas durante a disciplina de doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na disciplina Formação Econômica e Social Brasileira e Ensino de Geografia. Existe um esforço em indicar possíveis caminhos para se alcançar os objetivos propostos para com a geografia no ensino fundamental, entre eles, os PCNs/Geografia têm sua proposição mais forte como por exemplo, na indicação de eixos e temas orientadores das discussões geográficas. Nossa intenção é colaborar com as discussões acerca do papel do professor de geografia no ensino básico (em especial os anos finais do ensino fundamental) estabelecendo, para isso, relações sobre as formas dos saberes pertinentes à construção do conhecimento geográfico e como a prática do professor é (des)orientada pela prática da escola. Esperamos colaborar com as reflexões sobre como temas da geografia econômica no currículo de geografia podem contribuir para novas formas de leitura do espaço geográfico no ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO JUNIOR, A. M. O ensino de geografia econômica: dificuldades e alternativas. 10° Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009.Disponível em <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT4/tc4%20(73).pdf>. Acesso em 17/06/2015.

AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Metodologias cooperativas para ensinar e aprender geografia (p. 185-210). In: CALLAI, Helena Copetti (Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

BRASIL, LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 17/02/2015.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s): Geografia. Brasília: MEC, 1998.

CALLAI, Helena Copetti. O Ensino de Geografia: recortes espaciais para análise (p. 57-63). In: Castrogiovanni, Antonio Carlos [et al.] (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/AGE – Seção Porto Alegre, 2001.

CALLAI, Helena Copetti (Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia é ensinada nas séries iniciais? Ou: aprende-se Geografia nas séries iniciais? In.: TONINI, Ivaine Maria. Et ali (Orgs.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Ufrgs, 2011a.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. O letramento cartográfico e a formação docente: o ensino de geografia nas séries iniciais. USP. São Paulo Brasil. S/ed. <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal9/Ensenanzadelageografia/Desempenoprofesional/04.pdf>. Acesso em 17/02/2015.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FLORIANÓPOLIS, Portaria 294/2014. <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/10_10_2014_13.05.27.856011c34ea9bf5421d147698c62302f.pdf> Acesso em 17/02/2015.

FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas, SSP: Ed. Alínea, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. A prática de ensino de geografia com eixo articulador do processo formativo (p. 170-187). In: MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski [et al.] (org.). Ensino de geografia no contemporâneo: experiências e desafios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MIRANDA, Maria Irene. A formação continuada e o processo de (des)construção da cultura escolar, dos saberes e das práticas docentes. In: FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas, SSP: Ed. Alínea, 2007.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib [et al.]. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ROSSI, Wagner Gonçalves. Capitalismo e Educação: contribuição ao estudo crítico da economia da educação capitalista. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio Técnico científico-informacional. 5ª ed. São Paulo, Edusp, 2008.

SOMMA, Miguel Ligüera. Enseñanza de la geografia: algunos problemas metodológicos. In: Boletim Gaúcho de Geografia, 20: 18-21, dez., 1995. <http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38028/24528>. Acesso em 18/10/2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

DE SIQUEIRA, S. A. . PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 60–80, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos