PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Santiago Alves De Siqueira

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Ensino fundamental, PCN´s, Geografia econômica

Resumo

A proposição deste artigo nasce das discussões realizadas durante a disciplina de doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na disciplina Formação Econômica e Social Brasileira e Ensino de Geografia. Existe um esforço em indicar possíveis caminhos para se alcançar os objetivos propostos para com a geografia no ensino fundamental, entre eles, os PCNs/Geografia têm sua proposição mais forte como por exemplo, na indicação de eixos e temas orientadores das discussões geográficas. Nossa intenção é colaborar com as discussões acerca do papel do professor de geografia no ensino básico (em especial os anos finais do ensino fundamental) estabelecendo, para isso, relações sobre as formas dos saberes pertinentes à construção do conhecimento geográfico e como a prática do professor é (des)orientada pela prática da escola. Esperamos colaborar com as reflexões sobre como temas da geografia econômica no currículo de geografia podem contribuir para novas formas de leitura do espaço geográfico no ensino fundamental.

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

DE SIQUEIRA, S. A. . PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SABERES E PRÁTICAS PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA GEOGRAFIA ECONÔMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 60–80, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6902. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos