MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO

Autores

  • João Paulo de Oliveira
  • Benedita Jailma Maia de Andrade de Lima

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Tecnologia, Mediação docente

Resumo

O presente trabalho busca enfatizar sobre as possibilidades de se construir metodologias utilizando instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como formas de auxiliar na mediação do processo da educação geográfica. Como metodologia, utilizou-se como referência a realização do trabalho de campo em uma escola na cidade de Caicó/RN e leituras sobre Ensino de Geografia, TIC e Educação. O objetivo dessa investigação é levantar questionamentos e suscitar o leitor a refletir sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino em Geografia. As discussões também ressaltam da aproximação no embate teoria/prática no trabalho do professor em Geografia. Trazemos, portanto, a discussão sobre elementos da mediação docente. Dentre os resultados, considera-se, a partir do trabalho de campo que ainda é ínfima a utilização das TIC pelos docentes. Outra questão, é que na maioria das vezes na escola em estudo, o uso desses instrumentos restringe-se a assistir vídeos de filmes e aulas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Brasília: MEC, 2000.

CAPEL, Horacio. Filosofía y ciencia en la geografía contemporánea. Ed. Barcanova: Barcelona, 1981.

CASTROGIOVANNI, Antonio (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, L. S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Caderno Cedes. V. 25, N. 66, p. 185-207, maio/ago, 2005.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

COLL, C. MARCHESI, A. PALACIOS, J. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução Fátima Murad. 2° ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CUBERO, R. LUQUE, A. Desenvolvimento, educação e educação escolar: a teoria sociocultural do desenvolvimento da aprendizagem. In: COLL, C; MARCHESI, A; PALACIOS, J (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução Fátima Murad. 2° ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DANIELS, H. Vygotsky e a pedagogia. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2003.

ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar. Contribuições da teoria vygotskiana para uma fundamentação psico-epistemológica da Educação. Seminário Vygotsky 100 anos. Faculdade de Educação da UF de Juiz de Fora/MG, Porto Alegre: Ano XXI, n° 35, agosto/1996, p. 51-60.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

LÉVY, Pierre. Cyberculture. Paris: Odile Jacob, 1997.

PINO, Angel. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Pensamento e linguagem: estudos na perspectiva da psicologia soviética. Campinas/SP: Papirus, 1991, p. 32-43.

PONTUSCHKA, Nidia N; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para aprender e ensinar Geografia. 3° ed. São Paulo: Cortez, 2009.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2° edição. São Paulo: Annablume, 2008.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 7° ed. São Paulo: Érica, 2007.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKI, L. S.Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. 7°. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, L. S.Obras escogidas III (Incluye problemas del desarrollo de la psique). Tradução de Lydia Kuper. Madrid: Visor, 2000.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2021-08-29

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. P.; MAIA DE ANDRADE DE LIMA, B. J. . MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 138–159, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6964. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos