A climatologia geográfica e as possibilidades de abordagem no ensino
DOI:
https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202202Palavras-chave:
Geografia, Ensino de Climatologia, propostas didático-pedagógicasResumo
Este trabalho apresenta as nuances que permeiam a educação geográfica, com destaque para o ensino de climatologia. Além disso, expõe possibilidades do ensino de clima nas aulas de Geografia por meio de metodologias que integram e facilitam a aprendizagem, considerando o contexto das escolas públicas brasileiras. O ensino das temáticas relativas ao clima encontra-se fragilizado. Por essa razão, desenvolveu-se este trabalho buscando auxiliar o ensino de climatologia geográfica por meio de propostas metodológicas que contribuam com o entendimento e reflexão acerca desta temática. As possibilidades para o ensino de climatologia apresentadas nesta pesquisa direcionam-se a aulas ministradas na educação básica, no contexto do ensino fundamental e médio. A partir do desenvolvimento deste trabalho, puderam-se constatar inúmeras possibilidades para o ensino de climatologia em aulas de geografia, utilizando materiais de baixo custo, os quais facilitam, ao passo que contribuem com a aprendizagem.
Downloads
Métricas
Referências
AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. 4 ed. Rio de Janeiro, Bertrand, Brasil, 1996, p. 01 a 12.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld>, acessado em 29/10/2019 às 12:30.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRITO, D. S; SILVA, J. M. O. Estudo dos impactos pluviométricos e os eventos extremos no município de Crato – CE. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.964 – 976, 2012.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade. Capinas-SP: Papirus, 2008.
CELESTINHO, E.; ANDRADE, I. L de.; FIALHO, E. S. O ensino de Climatologia nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais de viçosa – mg. Anais do x simpósio brasileiros de climatologia geográfica. p. 1750 – 1761, 2014.
COSTA, M.S da; BORGES F.R; SILVA, V. E. G da; BARBOSA, M. E. S. A utilização de novos recursos didáticos no ensino de Climatologia. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.
FERREIRA, J. S. Teoria E Método Em Climatologia. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.766 – 773, 2012. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/195/o/TEORIA_E_METODO_EM_CLIMATOLOGIA.pdf Acesso em 10 jul. 2019.
FRANÇA JUNIOR, P.; MALYSZ, S. B.; LOPES, C. S. Práticas de ensino em climatologia: observação sensível do tempo atmosférico. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 12 – Vol. 19 – JUL/DEZ 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.42455
GONZALES, D; COSTA, A. Análise da percepção de risco e vulnerabilidade a partir dos alunos do ensino médio na vivência de Nova Friburgo RJ após desastre natural de 2011. GOT, n.º 9 – Revista de Geografia e Ordenamento do Território. p. 187-211, 2016. DOI: https://doi.org/10.17127/got/2016.9.009
GUIMARÃES, I.V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista. Uberlândia, MG. .v .25 . p.1036-1055, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-11
LEAL, D. C; NERY, J. T. Climatologia vai à escola. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.
LUNA, V. F; GOMES, J. F; SILVA, C. C. J; SILVA, J. M. O. A ocorrência de Eventos de chuva extrema no período de 1974 – 2016 na cidade do Crato – CE Anais do XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Juiz de Fora-MG. p. 1061-1069, 2018.
MENDONÇA, F. Riscos, vulnerabilidades e resiliência socioambientais urbanas: inovações na análise geográfica. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, out. p. p. 111-118, 2011. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0010
PAIXÃO, T. N; BORGES, M. T. C. Clima e Ambiente na Educação Básica: propostas didáticas para a mediação dos conteúdos de clima na Geografia Escolar. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.7, n.1, jan./jun. p.144-164, 2018.
PAZ, C. M. V; SANCHES, F. O; FERREIRA, R. V. Chuvas em Uberaba/MG: um estudo sobre a ocorrência de eventos extremos. ENTRE-LUGAR, [S.l.], v. 10, n. 20, p. 102-121, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.30612/el.v10i20.10278
QUEIROZ, A. B; NASCIMENTO, D. T. F; BARROS, J. R. A climatologia nos livros didáticos do ensino fundamental. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, Juíz de Fora – MG, 2018.
REIS, G. P; SILVA, F. M. A; SILVA, J. M. O. Eventos extremos de chuva na porção a barlavento da Chapada do Araripe – CE no período chuvoso de 2011. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.988– 999, 2012.
SANTOS, N. C. L.; FERNANDES, M. J. C. A trajetória do ensino de geografia no Brasil. Anais CONADIS. Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50491>. Acesso em: 04/01/2023 11:12
SILVA, A. F; OLIVEIRA JÚNIOR, R. J. Aula de campo como prática de ensino – aprendizagem: sua importância para o ensino da geografia. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luiz-MA, p. 1-10, 2016.
SILVA, M. S.; CARDOSO, C. Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 10, n. 20, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.691
SOARES, L. P.; SILVA, A. A. G.; FÉLIX, F. K. L.; ZANELLA. M. E. Práticas educativas em climatologia geográfica. Revista Geonorte. Edição Especial 2, V.1, N.5, p.232 – 240, 2012.
SOUSA, D. A. DE. CARVALHO, N. A. DE. SILVA, K. S. O uso dos recursos utilização de novos recursos didáticos no ensino de Climatologia. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.
STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: sensações e representações do cotidiano. Acta geográfica, p. 77-86, 2012. DOI: https://doi.org/10.5654/actageo2012.0002.0005
STEINKE, E. T. SILVA, R. F. Principais abordagens das pesquisas sobre o ensino de temas em climatologia na geografia escolar. Revista Brasileira de Climatologia, p. 47-66, 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66726
SULAIMAN, S. N. Educação para prevenção de Desastres: a persistência do conhecimento tecnocientífico e da individualização do risco. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 19-30, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <https://impactumjournals.uc.pt/territorium/article/view/4197> Acesso em: 10 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_2
TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. de O. Introdução à Climatologia– Ubá: Ed. Geographica, 2008. – (Série Textos Básicos de Geografia).
VIGÁRIO, C; TALAIA, M. Educação para o risco e Desenvolvimento sustentável na formação de futuros Cidadãos. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 31-40, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/4356>. Acesso em: 10 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_3
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vinicius Ferreira Luna, Mirelle Oliveira Silva, Juliana Maria Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.