A climatologia geográfica e as possibilidades de abordagem no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202202

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de Climatologia, propostas didático-pedagógicas

Resumo

Este trabalho apresenta as nuances que permeiam a educação geográfica, com destaque para o ensino de climatologia. Além disso, expõe possibilidades do ensino de clima nas aulas de Geografia por meio de metodologias que integram e facilitam a aprendizagem, considerando o contexto das escolas públicas brasileiras. O ensino das temáticas relativas ao clima encontra-se fragilizado. Por essa razão, desenvolveu-se este trabalho buscando auxiliar o ensino de climatologia geográfica por meio de propostas metodológicas que contribuam com o entendimento e reflexão acerca desta temática. As possibilidades para o ensino de climatologia apresentadas nesta pesquisa direcionam-se a aulas ministradas na educação básica, no contexto do ensino fundamental e médio. A partir do desenvolvimento deste trabalho, puderam-se constatar inúmeras possibilidades para o ensino de climatologia em aulas de geografia, utilizando materiais de baixo custo, os quais facilitam, ao passo que contribuem com a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinicius Ferreira Luna, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO/UFPE). Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) com Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisador do Grupo de Estudos em Climatologia e Bacias Hidrográficas do Semiárido (LabClima/URCA), do Grupo de Estudos em Climatologia Tropical e Eventos Extremos (TROPOCLIMA/UFPE) e do Grupo de Pesquisa Tropoclima Semiárido (UFCG), vinculado ao Laboratório de Analise Geoambiental (LAGEO/URCA). Atua na área de Geografia Física com ênfase em Climatologia Urbana, trabalhando especificamente com Eventos Extremos de Chuva e Impactos Associados, Desastres Naturais, Ilhas de Calor Urbano e Geotecnologias.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9891999134657914.

E-mail: viniciusluna13@gmail.com

Mirelle Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestra (2020-2021) em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Graduada em Geografia, Licenciatura Plena, (2016-2019) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Desde 2020 é integrante do Grupo de Estudos em Ambientes Fluviais Semiáridos (GEAFS). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, com destaque para os seguintes temas: Geomorfologia e dinâmica de áreas úmidas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0607133567377593.

E-mail: mirelleoliveirasilva18@gmail.com.

Juliana Maria Oliveira Silva, Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Geografia na Universidade Federal do Ceará (2012). É professora Adjunta K do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA), Ceará, ministrando as disciplinas de Hidrografia e Biogeografia. Coordena o Laboratório de Análise Geoambiental (Lageo) do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri. Foi Chefe do Departamento de Geociências da URCA (Gestão 2014 - 2016).Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e a Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para o período 2018-2020. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Geografia. Integra o Conselho Deliberativo (suplente) da Associação Brasileira de Climatologia (gestão 2018 - 2020) e atualmente integra o Conselho Fiscal na gestão 2021 - 2023. Tem co-orientado dissertações em alguns Programas de Pós-Graduação no Nordeste. Líder do Grupo de Pesquisa em Climatologia Geográfica e Bacias Hidrográficas do Semiárido e Vice-líder do Grupo de Estudos em Geomorfologia e Pedologia (GeoPed), ambos do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Análise em Bacias Hidrográficas, Geotecnologias e Análise Geoambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480253484885651.

E-mail: juliana.oliveira@urca.br

Referências

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. 4 ed. Rio de Janeiro, Bertrand, Brasil, 1996, p. 01 a 12.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld>, acessado em 29/10/2019 às 12:30.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, D. S; SILVA, J. M. O. Estudo dos impactos pluviométricos e os eventos extremos no município de Crato – CE. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.964 – 976, 2012.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade. Capinas-SP: Papirus, 2008.

CELESTINHO, E.; ANDRADE, I. L de.; FIALHO, E. S. O ensino de Climatologia nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais de viçosa – mg. Anais do x simpósio brasileiros de climatologia geográfica. p. 1750 – 1761, 2014.

COSTA, M.S da; BORGES F.R; SILVA, V. E. G da; BARBOSA, M. E. S. A utilização de novos recursos didáticos no ensino de Climatologia. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.

FERREIRA, J. S. Teoria E Método Em Climatologia. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.766 – 773, 2012. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/195/o/TEORIA_E_METODO_EM_CLIMATOLOGIA.pdf Acesso em 10 jul. 2019.

FRANÇA JUNIOR, P.; MALYSZ, S. B.; LOPES, C. S. Práticas de ensino em climatologia: observação sensível do tempo atmosférico. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 12 – Vol. 19 – JUL/DEZ 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.42455

GONZALES, D; COSTA, A. Análise da percepção de risco e vulnerabilidade a partir dos alunos do ensino médio na vivência de Nova Friburgo RJ após desastre natural de 2011. GOT, n.º 9 – Revista de Geografia e Ordenamento do Território. p. 187-211, 2016. DOI: https://doi.org/10.17127/got/2016.9.009

GUIMARÃES, I.V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista. Uberlândia, MG. .v .25 . p.1036-1055, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-11

LEAL, D. C; NERY, J. T. Climatologia vai à escola. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.

LUNA, V. F; GOMES, J. F; SILVA, C. C. J; SILVA, J. M. O. A ocorrência de Eventos de chuva extrema no período de 1974 – 2016 na cidade do Crato – CE Anais do XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Juiz de Fora-MG. p. 1061-1069, 2018.

MENDONÇA, F. Riscos, vulnerabilidades e resiliência socioambientais urbanas: inovações na análise geográfica. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, out. p. p. 111-118, 2011. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0010

PAIXÃO, T. N; BORGES, M. T. C. Clima e Ambiente na Educação Básica: propostas didáticas para a mediação dos conteúdos de clima na Geografia Escolar. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.7, n.1, jan./jun. p.144-164, 2018.

PAZ, C. M. V; SANCHES, F. O; FERREIRA, R. V. Chuvas em Uberaba/MG: um estudo sobre a ocorrência de eventos extremos. ENTRE-LUGAR, [S.l.], v. 10, n. 20, p. 102-121, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.30612/el.v10i20.10278

QUEIROZ, A. B; NASCIMENTO, D. T. F; BARROS, J. R. A climatologia nos livros didáticos do ensino fundamental. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, Juíz de Fora – MG, 2018.

REIS, G. P; SILVA, F. M. A; SILVA, J. M. O. Eventos extremos de chuva na porção a barlavento da Chapada do Araripe – CE no período chuvoso de 2011. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.988– 999, 2012.

SANTOS, N. C. L.; FERNANDES, M. J. C. A trajetória do ensino de geografia no Brasil. Anais CONADIS. Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50491>. Acesso em: 04/01/2023 11:12

SILVA, A. F; OLIVEIRA JÚNIOR, R. J. Aula de campo como prática de ensino – aprendizagem: sua importância para o ensino da geografia. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luiz-MA, p. 1-10, 2016.

SILVA, M. S.; CARDOSO, C. Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 10, n. 20, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.691

SOARES, L. P.; SILVA, A. A. G.; FÉLIX, F. K. L.; ZANELLA. M. E. Práticas educativas em climatologia geográfica. Revista Geonorte. Edição Especial 2, V.1, N.5, p.232 – 240, 2012.

SOUSA, D. A. DE. CARVALHO, N. A. DE. SILVA, K. S. O uso dos recursos utilização de novos recursos didáticos no ensino de Climatologia. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.

STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: sensações e representações do cotidiano. Acta geográfica, p. 77-86, 2012. DOI: https://doi.org/10.5654/actageo2012.0002.0005

STEINKE, E. T. SILVA, R. F. Principais abordagens das pesquisas sobre o ensino de temas em climatologia na geografia escolar. Revista Brasileira de Climatologia, p. 47-66, 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66726

SULAIMAN, S. N. Educação para prevenção de Desastres: a persistência do conhecimento tecnocientífico e da individualização do risco. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 19-30, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <https://impactumjournals.uc.pt/territorium/article/view/4197> Acesso em: 10 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_2

TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. de O. Introdução à Climatologia– Ubá: Ed. Geographica, 2008. – (Série Textos Básicos de Geografia).

VIGÁRIO, C; TALAIA, M. Educação para o risco e Desenvolvimento sustentável na formação de futuros Cidadãos. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 31-40, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/4356>. Acesso em: 10 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_3

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

FERREIRA LUNA, V.; SILVA, M. O.; SILVA, J. M. O. A climatologia geográfica e as possibilidades de abordagem no ensino. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e202202, 2022. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202202. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/9990. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)