PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
Palavras-chave:
.Resumo
Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Márcia Brito Nery; ALVES Carley Rodrigues. AULA DE CAMPO: FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA LEITURA DE MUNDO. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ISSN 1982-3657. 2012.
Boletim Paulista de Geografia/Seção São Paulo - Associação dos Geógrafos Brasileiros. - nº 1 (1949) - São Paulo: AGB, 1949.
CORDEIRO, Joel Maciel Pereira; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. A aula de campo em Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Revista Geografia (Londrina), v. 20, n. 2, p. 099-114, maio/agos.2011.
DIÁRIO OFICIAL DE JUAZEIRO DO NORTE GOV. A Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto criada pela Lei Nº 3010, de 23 de março 2006. Disponível em: < http://www2.juazeiro.ce.gov.br/Legislacao/2006/LEI%20N%C2%BA%203010-2006-CRIA%20ESCOLA%20AMBIENTAL%20MONSENHOR%20MURILO.pdf> Acesso em: 01.05.2018.
GEOPARK ARARIPE – Descrição, funcionalidade e objetivos. Disponível em: < http://geoparkararipe.org.br/> Acesso em: 25.04.2018.
MEDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e Meio Ambiente – São Paulo: Contexto, 2004.
MIRANDA, Theresinha Guimarães e FILHO, Teófilo Galvão: O Professor e a Educação Inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador; EDUFBA, 2012.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Sentidos da Geografia Escolar – Fortaleza: Edições UFC, 2010.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de; ASSIS, Raimundo Jucier Sousa de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 195-209, jan./abr. 2009
PEDRINI, Alexandre de Gusmão. Paradigmas metodológicos em Educação Ambiental – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologias do ensino de História e Geografia – São Paulo: Cortez, 1994.
SILVA, Rodrigo Nascimento Rodrigues da. As práticas de Educação Ambiental no ensino de Geografia. VIII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental Rio de Janeiro, 19 a 22 de Julho de 2015.