PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE

Autores

  • Djailson Ricardo Malheiro Universidade Federal do Ceará
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Josier Ferreira da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Luciene Calixto de Brito Vale Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte
  • Valéria Costa Nascimento

Palavras-chave:

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Resumo

Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos.

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Referências

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

MALHEIRO, D. R.; OLIVEIRA, C. D. M. de; SILVA, J. F. da; VALE, L. C. de B.; NASCIMENTO, V. C. PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 78–91, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos