OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PLANÍCIE FLUVIAL DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ: O CASO DA BARRAGEM LAGO DE FRONTEIRAS

Authors

  • Antônia Martovania de Sousa Monte
  • Andrea Almeida Cavalcante
  • Francisca Silvania de Sousa Monte
  • João César Abreu de Oliveira Filho

Keywords:

Impactos socioambientais, Barragens, Planície fluvial, Desterritorialização

Abstract

Este trabalho tem por finalidade compreender as ações dos agentes sociais e os impactos socioambientais dos barramentos na planície fluvial do rio Poti, Estado do Ceará. A área corresponde a planície fluvial do rio Poti, no trecho compreendido entre o açude Flor do Campo e o entorno da área de implantação da barragem Lago de Fronteiras, estendendo-se pelos municípios de Novo Oriente e Crateús, ambos no Estado do Ceará. Em termos de metodologia operacional foram realizadas leituras bibliográficas, pesquisa documental e trabalhos de campo no intuito de identificar os barramentos a serem construídos. Nos trabalhos de campo, realizou-se entrevistas com a população que reside no entorno das áreas a serem represadas. No Lago de Fronteiras foram feitos contatos com as comunidades: Poti, Cabaças, Ibiapaba, Curral Velho e Assis. As planícies fluviais do semiárido cearense e, no caso, a do rio Poti, dentro da política de açudagem implantada pelo Governo, tem o seu uso intensificado principalmente na década de 1990, quando nela foram construídos vários barramentos que se constituem como reservas hídricas que garantirão o abastecimento de água. Na construção dessas barragens e, no caso específico do Lago de Fronteiras, o volume d´água acumulado para os longos períodos de estiagem na região certamente causará fortes mudanças socioambientais nas comunidades atingidas, bem como em relação a expulsão e expropriação dessas comunidades em virtude dessa obra, desterritorializando muitas comunidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ARAÚJO, J. A. A. Barragens no Nordeste do Brasil: experiência do DNOCS em barragens na região semiárida. Fortaleza: DNOCS, 1982.

CAVALCANTE, A.A.C. Morfodinâmica fluvial em áreas semiáridas: O rio Jaguaribe a jusante da barragem do Castanhão – Ce. Brasil, 2012, 240p. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Niterói/RJ, 2012.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Infraestrutura Hídrica. Manual operativo para reassentamento em decorrência de processos de desapropriação para construção de reservatórios públicos. Brasília, MI-SIH, 2006.

CEARÁ. Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. Plano de operação e manutenção (POM) do sistema de água bruta do estado do Ceará. Tomo 1, Fortaleza – CE, 2008.

______. Gerenciamento dos recursos hídricos aporte de água aos açudes. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará. 2009

DNOCS. Projeto executivo e adequação do relatório de impacto ambiental e de sustentabilidade hídrica da barragem fronteiras, no município de Crateús, no estado do Ceará. v. 1, Fortaleza: DNOCS, FUNECE, IEPRO, dezembro, 2011. 123p

IBGE. Censo Agropecuário. Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Rio de Janeiro: IBGE, 777p. 2006.

MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre, São Paulo, n.16, p. 113-132, 1º Semestre/2001.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL(MIR). O gerenciamento dos recursos hídricos e o mundo das águas. Agustin A. Millan(Ed) Brasília: Secretaria da Irrigação, 1994. 77p

MOLLE, F. Marcos históricos e reflexões sobre açudagem e seu aproveitamento. Serie Hidrológica/30. SUDENE, Recife, 1994.

MONTE, F. S. de S. O uso e o controle das águas no estado do Ceará: o caso da Barragem do Castanhão. 2005. 389p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

REBOUÇAS, A.C. Água na Região Nordeste: Desperdício e Escassez. In: Estudos Avançados 29. São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, USP, 1997

SOUZA, M. J. N. Compartimentação Geoambiental do Ceará. In: José Bozarchiello da Silva. (Org.) Ceará: Um Novo Olhar Geográfico. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007. 128p.

______. Bases Naturais e Esboço do Zoneamento Geoambiental do Estado do Ceará. In: LIMA, L. C. et al. Compartimentação territorial e gestão regional do Ceará. Fortaleza: FUNECE, 2000.

VAINER, C. B. Conceito de "Atingido": uma revisão do debate. In: Franklin Daniel Rothman. (Org.). Vidas alagadas: conflitos socioambientais, licenciamento e barragens. Viçosa: UFV, 2008, p. 39-63.

VAINER, C. B.; ARAÚJO, F. G. B. de. Grandes projetos hidrelétricos e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: CEDI, 1992.

Published

2021-08-26

How to Cite

MARTOVANIA DE SOUSA MONTE, A. .; ALMEIDA CAVALCANTE, A. .; SILVANIA DE SOUSA MONTE, F. .; ABREU DE OLIVEIRA FILHO, J. C. . OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PLANÍCIE FLUVIAL DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ: O CASO DA BARRAGEM LAGO DE FRONTEIRAS. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 59–84, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6869. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos