45 anos de Elegia para uma re(li)gião: revisitando a “economia política do planejamento regional”
Palavras-chave:
Francisco de Oliveira, Elegia para uma Re(li)gião, Economia Política, Planejamento RegionalResumo
Nesse trabalho, focamos no sentido econômico da análise presente em Elegia para uma re(li)gião para vislumbrarmos alguns dos aspectos da complexa crítica de Francisco de Oliveira realizada como, nas palavras do próprio autor, uma "economia política do planejamento regional para o Nordeste do Brasil". Compreendemos que sua crítica possui muitas camadas e é nessa complexidade que ele fundamenta sua concepção de região; de modo que, aí, ele encontra não apenas o ponto de partida para o entendimento tanto da especificidade das relações político-econômicas particulares da economia brasileira quando da realização de seu projeto de integração nacional, no qual a SUDENE terá papel fundamental, quanto da própria visão de mundo que fundamenta esse processo, sua Weltanschauung particular. Mostraremos, portanto, como a partir de dois eixos principais de discussão – a relação entre crescimento e desenvolvimento econômico e a natureza e o papel do Estado – ele repensará a categoria região, apresentando-a sob perspectiva crítica (e propriamente marxista) e em caráter multidimensional: não apenas econômico, portanto, mas também político, histórico e geográfico.
Downloads
Métricas
Referências
MYRDAL, Gunnar. Aspectos políticos da teoria econômica. Apêndice de Paul Streeten. Tradução de José Auto. Revisão e notas de Cassio Fonseca. Tradução do Prefácio à Edição Sueca (1972) de Aldo Bochini Neto. São Paulo: Abril Cultural, 1984 (Os Economistas).
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma re(li)gião/Noiva da revolução. São Paulo: 2008, Boitempo,
PAULANI, Leda Maria. “Ciência econômica e modelos de explicação científica: retomando a questão”. Brazilian Journal of Political Economy. n. 30 (1). Mar 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rep/a/jyQC8MXFgsT4SHRjynjZ6wp/
SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. Com a Introdução de Edwin Cannan. Volume I. Apresentação de Winston Fritsch. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Abril Cultural (Os Economistas).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabiano José Araújo dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.