REFLORESTAMENTO COMO INDICADOR AMBIENTAL: A SUSTENTABILIDADE NO RIACHO SÃO GONÇALO INSERIDO NA BACIA DO ALTO JAGUARIBE

Autores

  • Cristiane e Castro Feitosa Melo
  • Maria Lucia Brito da Cruz

Palavras-chave:

Reflorestamento, Solo, Sustentabilidade

Resumo

O reflorestamento como indicador ambiental a sustentabilidade no riacho São Gonçalo inserido na bacia do alto Jaguaribe, teve como principal objetivo avaliar o estado de conservação e realizar o levantamento atual das espécies após reflorestamento, comparando com os registros de espécies nativas da flora. Destaca-se que a vegetação antes se apresentava fortemente degradada e, em parte destituída de suas condições originais, tanto sob o ponto de vista fisionômico como florístico, que foram comparados, agora se encontra em níveis de recuperação expressivos para área dos sertões dos Inhamuns. Para esse levantamento partiu-se do pressuposto básico que a vegetação representa a resposta última que deriva do complexo das relações mútuas entre os componentes do potencial ecológico. Constituindo a melhor expressão sintética dos dados abióticos do ambiente a vegetação tem influências múltiplas sobre a dinâmica do ambiente. Ela interfere na ação dos processos morfoclimáticos, influi sobre a pluviosidade e sobre a temperatura do solo e do ar. Além disso, influencia na umidade e no trabalho que é exercido pelos agentes modeladores da superfície. Em suma, interfere no acionamento dos processos morfogenéticos e dos processos pedogenéticos. Sob o ponto de vista metodológico, adotou-se a concepção sistêmica, onde foram iniciadas a observação in loco, as condições fitoecológicas originais da área foram verificadas, sendo catalogadas e fotografadas espécies da caatinga do semiárido do alto Jaguaribe. Realizou-se ainda coleta de amostras de solo, que foram enviadas ao Laboratório de Solos e Água da Universidade Federal do Ceará, para as análises físico-químicas e granulométricas de acordo com os métodos de análises de solo do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos. Os resultados dessas análises tiveram seus valores comparados aos limites determinados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária–EMBRAPA, evidenciando que o reflorestamento é um forte indicador ambiental para a sustentabilidade, considerando os níveis de recuperação estabelecidos em todos os componentes ambientais sendo o solo, responsável pelo aumento das terras agrícolas, quando este é adequadamente conduzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL/EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Rio de Janeiro: EMBRAPA, 1999.

ESTEVES, R. et. al. Análise de Solos para Distinção de Ambientes. Viçosa: NEPUT, 1988.

FREITAS, R. C. et. al. Flora da Caatinga. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha; Associação Caatinga, 2004.

GUERRA, Antônio Teixeira. Dicionário Geológico e Geomorfológico. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1987.

PRADO, H. do. Solos do Brasil: gênese, morfologia, classificação, levantamento, manejo. 3. ed. Piracicaba: USP, 2003.

RESENDE, M. et al. Pedologia: Base para Distinção de Ambientes. Viçosa: Neput, 1995.

ROSS, Jurandir L.S. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo:

contexto, 1990.

_________________. Ecogeografia do Brasil: Subsídios ao Planejamento Ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.

SANTOS, J.O. do. Vulnerabilidade Ambiental e Áreas de Risco na Bacia Hidrográfica do Rio Cocó – RMF, (Dissertação de Mestrado) UECE, 2006.

SOUZA, M. J. N. de. SANTOS. J.O. Bases Naturais e Esboço do Zoneamento Geoambiental do Estado do Ceará. In: Souza, M.J.N. Moraes J. O. de e Lima, Luiz Cruz. Compartimentação territorial e gestão regional do Ceará, Parte I. Fortaleza Editora FUNECE. 2000.

TRICARD, Arcângelo et. al. Perdas por erosão em culturas anuais em sistema de preparo convencional e plantio direto. In_. Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. Passo Fundo: ANAIS, 1972.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Laboratório de Solos e Água do Departamento de Ciências do Solo. Análise físico/química das Amostras de Solo da Área em Estudo. Fortaleza, 2004.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

FEITOSA MELO, C. e C. .; BRITO DA CRUZ, M. L. . REFLORESTAMENTO COMO INDICADOR AMBIENTAL: A SUSTENTABILIDADE NO RIACHO SÃO GONÇALO INSERIDO NA BACIA DO ALTO JAGUARIBE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 07–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7025. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos