CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL A PARTIR DAS AÇÕES MULTIESCALARES DE UM MOVIMENTO SOCIAL SEM-TETO

Autores

  • Cleiton Ferreira da Silva

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Educação não-formal, Cidadania

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os elementos que constituem a educação nãoformal, destacando a atuação de um movimento social sem-teto, denominado Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na cidade de Recife. A estratégia organizativa do movimento, a permanência e a organização interna da ocupação e o diálogo Movimento/Estado, são temas que refletem a relação dialética entre educação e movimentos sociais, materializada nas conquistas sociais pelas famílias e na politização da questão urbana no Brasil. A construção metodológica se caracterizou na avaliação do conceito de movimentos sociais na Geografia e em outras ciências, na análise de literatura pertinente ao tema movimentos sem-teto e, por fim, no  companhamento gradual em campo das ações do MLB e seu caráter pedagógico.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, C. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL A PARTIR DAS AÇÕES MULTIESCALARES DE UM MOVIMENTO SOCIAL SEM-TETO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 66–80, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7016. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos