CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL A PARTIR DAS AÇÕES MULTIESCALARES DE UM MOVIMENTO SOCIAL SEM-TETO

Autores

  • Cleiton Ferreira da Silva

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Educação não-formal, Cidadania

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os elementos que constituem a educação nãoformal, destacando a atuação de um movimento social sem-teto, denominado Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na cidade de Recife. A estratégia organizativa do movimento, a permanência e a organização interna da ocupação e o diálogo Movimento/Estado, são temas que refletem a relação dialética entre educação e movimentos sociais, materializada nas conquistas sociais pelas famílias e na politização da questão urbana no Brasil. A construção metodológica se caracterizou na avaliação do conceito de movimentos sociais na Geografia e em outras ciências, na análise de literatura pertinente ao tema movimentos sem-teto e, por fim, no  companhamento gradual em campo das ações do MLB e seu caráter pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARROYO, M.G. Pedagogias em movimento - o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003.

BERNARDES, J.A . Espaço e movimentos reivindicatórios: o caso de Nova Iguaçu.(Dissertação de Mestrado). RJ: UFRJ, 1983.

BRASIL, Ministério das Cidades. Cadernos Mcidades: participação e controle social. Brasília: 2004.

BRITO, P.A. B. de. Movimentos Sociais: aspectos históricos e conceituais. Educação e movimentos sociais. Brasília: Ministério da educação, 2005.

Comunidade Ruy Frazão: a ocupação organizada como um condomínio. NE 10. Recife, 01 de março de 2012. Disponível em: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/granderecife/noticia/2012/03/01/comunidade-ruy-frazao-a-ocupacao-organizada-como-um-condominio329625.php Acesso em: julho de 2013.

FERNANDES, B.M. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista NERA. Ano 8, N. 6- janeiro/junho de 2005; p. 14-34.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. 35ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

_________. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional dês Droits de 1º Enfant, 2005.

GALVÃO, A. Marxismo e movimentos sociais. In: Revista Crítica Marxista. Campinas: Ano 17, n. 32, p. 107-126, 2011. Acesso em março de 2013.

GOHN, M.G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006

_________. Teorias dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 7ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

KAHIL, S.P. A luta dos posseiros em Lagoa São Paulo. Boletim Paulista de Geografia n.59, 1985, pp. 26-35.

LOJKINE, J. O estado capitalista e a questão urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MIZUBUTI, S. O movimento associativo de bairro em Niterói (RJ). Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 1986. São Paulo: USP, 2002.

MOREIRA, R. O Movimento Operário e a Questão Cidade-Campo no Brasil. 1a. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1984. v. 1. 215 p.

OLIVEIRA, A.U. de. Os trabalhadores nem o bagaço’ ou a revolta dos trabalhadores dos canaviais e dos laranjais. In: Boletim Paulista de Geografia, n. 60, 1984.

PEDON, N.R. MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS: Uma Contribuição Conceitual à Pesquisa Geográfica. (Tese de Doutorado). Pres. Prudente-SP, UNESP, 2009, (240 p.).

RODRIGUES, A M. Na Procura do Lugar o Encontro da Identidade: Ocupação coletiva de TerraOsasco. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 1988.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, C. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL A PARTIR DAS AÇÕES MULTIESCALARES DE UM MOVIMENTO SOCIAL SEM-TETO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 66–80, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7016. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos