CLIMA URBANO E SAÚDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS

Autores

  • Natacha Cíntia Regina Aleixo

Palavras-chave:

clima urbano, processo saúde-doença, indicadores socioambientais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar indicadores socioambientais associados aos agravos respiratórios em Ribeirão Preto/SP. A partir disso, utilizou-se a análise do sistema clima urbano (Monteiro, 1976) relacionando os dados meteorológicos que podem ser utilizados na compreensão do processo saúde-doença nas cidades e o canal termal (banda 6) do satélite Landsat 7. Também foram utilizados dados do IBGE, relacionados aos fatores de risco para as doenças respiratórias. Os dados socioambientais incluindo a imagem termal foram selecionados para demonstrar seu potencial de utilização para análise das mudanças do uso do solo associadas ao processo saúde-doença, conforto e desconforto térmico e agravos respiratórios. Esses dados foram categorizados por meio do método das medianas e transformados em quatro classes de vulnerabilidade. Os resultados demonstraram as alterações na temperatura do município com a presença maior de dias com temperatura máxima superior a 30°C e temperatura mínima superior a 15°C, propiciando maior desconforto térmico dos citadinos e adaptabilidades constantes do metabolismo humano. Além disso, os agravos respiratórios ocorreram em predomínio nas áreas de alta e média alta vulnerabilidade socioambiental, demonstrando que os impactos negativos do clima urbano afetam a população que sofre com as precárias condições de moradia, renda e infraestrutura socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, M. C. C. T. O clima urbano de Presidente Prudente/SP. 2000. 374 f. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

AMORIM, M.C.C.T. Características do clima urbano e ilhas de calor em cidades pequenas e médias do oeste do estado de São Paulo. In.: 8° Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, 2008 – Alto Caparaó/ MG. Anais...Alto Caparaó, 2008.

BARCELLOS, C. Constituição de um sistema de indicadores socioambientais. In.: Saúde e Ambiente sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002.

BARCELLOS, C. SABROZZA, C.P. The place behind the case: Leptospirosis risks and associated environmental conditions in a flood-related outbreak in Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 17, n.sup. 3, p. 7-14, 2001.

BARCELLOS, C. Os indicadores da pobreza e a pobreza dos indicadores: Uma abordagem geográfica das desigualdades sociais em saúde. In: Christovam Barcellos. (Org.). A geografia e o contexto dos problemas de saúde. 1 ed. Rio de Janeiro: Abrasco, 2008, v. 1, p. 107-139.

BATISTELA, C. Análise da Situação de Saúde: principais problemas de saúde da população brasileira. In.: O território e o processo saúde-doença. Fiocruz, 2007.

BAYONKI, S.M. Poluição do ar e doenças respiratórias em Curitiba. Dissertação (Mestrado em Geografia) Curitiba: UFPR, 2003.

BAYONKI, S.M. Fatores socioeconômicos e ambientais e doenças respiratórias em Curitiba/PR. Tese de doutorado em Geografia, UFPR: Curitiba, 2009.

CASTILHO, F.J.V. Abordagem geográfica do clima urbano e das enfermidades em São José do Rio Preto/SP. Dissertação de mestrado em Geografia, UNESP: Rio Claro, 2006.

ELIAS, D. Meio técnico-científico-informacional e urbanização na região de Ribeirão Preto (SP). 1996. Tese de doutorado em Geografia, Universidade de São Paulo, 1996.

FARIAS, R.S. Ribeirão Preto: uma cidade em construção (1895-1930): O moderno discurso da higiene, beleza e disciplina. Dissertação de mestrado em História. Universidade de Campinas, 2003.

FARIAS, H.; BRANDÃO, A.N. Configurações da ilha de calor no bairro Maracanã. In.: VIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 2008, Alto Caparaó/ MG. Anais... Universidade de Uberlândia, 2008.

FIORAVANTE, C. Estufa que exporta poluição. Revista Fapesp, ed.71, jan., p. 1-6, 2002.

GAMBA, C. Avaliação da Vulnerabilidade Socioambiental dos distritos do município de São Paulo ao processo de escorregamento. 2001, 204f. Mestrado em Geografia- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

GOMES, M. A. S. Parques urbanos de Ribeirão Preto-SP: na produção do espaço, o espetáculo da natureza. 2009, 260f. Tese de doutorado em Geografia. Universidade de Campinas, 2009.

HINO, P. Distribuição espacial dos casos de tuberculose no município de Ribeirão Preto, nos anos de 1998 a 2002. Dissertação de mestrado em Enfermagem Universidade de São Paulo, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico do Brasil – Resultado do Universo. Rio de Janeiro: IBGE. 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico do Brasil – Resultado do Universo. Rio de Janeiro: IBGE. 2010.

LANDSBERG, H.E. The urban climate. Internacional, geophusics series, v. 28, London, 1981.

LOMBARDO, M. A. Ilha de Calor nas Metrópoles. O exemplo de São Paulo. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

MAIA, D.C. Impactos pluviais no município de Ribeirão Preto-SP. 2007, 169f. Tese de doutorado em Geografia. Universidade Estadual Paulista-UNESP. Rio Claro, 2007.

MONTEIRO, C.A. de F. Teoria e Clima Urbano. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Geografia, 1976.

MONTEIRO, C. A de F. A dinâmica climática e as chuvas no estado de São Paulo: estudo geográfico sob a forma de Atlas. USP/IGEOP. São Paulo, 1973.

OKE, T. R. Boundary Layer Climates. London: Methuem & Ltd. A. Halsted Press Book, John Wiley & Sons, New York, 1978.

OLIVEIRA, M.M.F. Condicionantes Sócio-Ambientais Urbanos da Incidência da Dengue em Londrina/PR. Dissertação de Mestrado em Geografia-Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2006.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Sustentabilidade ambiental e de saúde na Amazônia Legal, Brasil: Uma análise através de indicadores. Organização Pan-Americana de saúde. Brasília: OPAS, 2010.

PAULA, V. E. Leptospirose Humana: uma análise climato-geográfica de sua manifestação no Brasil, Paraná e Curitiba. In.: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2005, Goiânia. Anais... INPE, SBSR, p. 2301-2308, 2005.

PITTON, S. E. e DOMINGOS, A. E. Tempos e doenças: efeitos dos parâmetros climáticos nas crises hipertensivas nos moradores de Santa Gertrudes - SP. In. Estudos Geográficos. Rio Claro, vol. 02, nº. 01, p.75-86, 2004.

RIBEIRO, H. Ilha de calor na cidade de São Paulo: sua dinâmica e efeitos na saúde da população. Tese de Livre-docência, Faculdade Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1996.

ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia & Saúde. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1994.

SANT´ANNA NETO, J.L. O clima urbano como construção social: da vulnerabilidade polissêmica das cidades enfermas ao sofisma utópico das cidades saudáveis. Revista Brasileira de Climatologia, ano 7, v. 8, p. 45-60, 2011.

SILVA, E.N. Ambientes atmosféricos intraurbanos em São Paulo e possíveis correlações com doenças do aparelho respiratório e circulatório. 2010, 215 f. Tese de doutorado em Saúde Pública. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SOBRAL, H.R. Poluição do ar e doenças respiratórias em criança da Grande São Paulo: um estudo de geografia médica. Tese. (Doutorado em Geografia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1988.

SOUZA, C.G. A influência do ritmo climático na morbidade respiratória em ambiente urbano. Dissertação em Geografia, FCT/UNESP: Presidente Prudente, 2007.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

REGINA ALEIXO, N. C. . CLIMA URBANO E SAÚDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 194–216, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6991. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)