DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL À FRAGMENTAÇÃO URBANA EM CIDADES MÉDIAS: O CASO DO SETOR LESTE DA CIDADE DE MARÍLIA – SP

Autores

  • Júlio César Zandonadi

Palavras-chave:

Cidades Médias, Loteamentos Fechados, Condomínios Horizontais, Fragmentação Urbana, Marília – SP

Resumo

Assistimos, após a década de 1970, a grandes mudanças na urbanização brasileira, à dispersão e difusão da urbanização pelo território, tendo como uma das principais características a multiplicação de cidades e redefinição da centralidade no bojo da rede urbana. Neste contexto, as cidades médias ganham em importância, alterando suas relações no âmbito da rede urbana, como também com a redefinição do espaço intraurbano dessas cidades, dando origem a novas dinâmicas. Nesta conjuntura, vemos Marília (SP), cidade situada no centro-oeste paulista, que tem sua centralidade interurbana acentuada nas últimas décadas, atravessando intenso processo de reestruturação do seu espaço intraurbano. Um dos setores da cidade com modificações mais evidentes é o leste, mudanças essas que se dão no âmbito da morfologia urbana, com a multiplicação de novas formas de habitat: os loteamentos fechados e condomínios horizontais e, o surgimento e consolidação de novas expressões de centralidade. Esses movimentos associados apontam-nos a novas dinâmicas urbanas, as quais em momento anterior se definiam apenas pela distinção residencial,  por meio deles, situações de segregação socioespacial passam a romper relações com o Centro Principal, bem como com outras esferas da cidade e sociedade, com tal rompimento se dando tanto fisicamente, como subjetivamente, o que sinaliza contextos de fragmentação urbana em cidades médias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BELTRÃO SPOSITO, M.E. Reflexões sobre a natureza da segregação socioespacial nas cidades contemporâneas. Revista de Geografia. Dourados, n. 4, set-dez, 1996.

CALDEIRA, T.P. do R. Cidade de Muros: Crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34/Edusp, 2000.

CARLOS, A.F.A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.

______________. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.

CASTELLS, M. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

DAL POZZO, C.F. Territórios de autossegregação e de segregação imposta: Fragmentação socioespacial em Marília e São Carlos. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2011 (Dissertação de Mestrado).

JANOSCHKA, M.; GLASZE, G. Urbanizaciones cerradas: um modelo analítico. In: Ciudades 59, Red Nacional de Investigacíon urbana, julio-setiembre, Puebla-México, 2003.

LEME, R.C. Expansão territorial e preço do solo urbano nas cidades de Bauru, Marília e Presidente Prudente (1975-1996). Presidente Prudente: FCT/UNESP, 1999 (Dissertação de Mestrado).

LIMA, R.P. O processo e o (des)controle da expansão urbana de São Carlos (1857-1977). São Carlos: USP, 2007 (Dissertação de mestrado).

SALGUEIRO, T.B. Cidade Pós-moderna: espaço fragmentado. Território, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, jan-jun., 1998.

_______________. Lisboa, periferia e centralidades. Oeiras: Celta, 2003.

SILVA, W.R.da. Descentralização e redefinição da centralidade em e de Londrina. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2002 (Dissertação de Mestrado).

SOARES, B.R. Repensando as cidades médias brasileiras no contexto da globalização. Revista Formação, n. 06. Presidente Prudente, FCT/UNESP, 1999.

SOBARZO MIÑO, O.A. A segregação socioespacial urbana. Formação. Presidente Prudente, n. 7, 2000.

SOUZA, M.L. O desafio metropolitano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

___________. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

WHITACKER, A.M. Reestruturação urbana e centralidade em São José do Rio Preto – SP. Presidente Prudente, FCT/UNESP, 2003 (Tese de doutorado).

ZANDONADI, J.C. A expansão territorial urbana na cidade de Marília – SP e os loteamentos fechados. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2005 (Monografia de Bacharelado).

_______________. Novas centralidades e novos habitats: caminhos para a fragmentação urbana em Marília (SP). Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2005 (Dissertação de Mestrado).

_______________. Cidades Médias e Cidades de Porte Médio: Distinção a partir de situações geográficas interurbanas e dinâmicas da centralidade intraurbana – Uma análise comparativa de Taboão da Serra (SP), São Carlos (SP) e Marília (SP). Campinas: IG/UNICAMP, 2013 (Tese de Doutorado).

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

ZANDONADI, J. C. DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL À FRAGMENTAÇÃO URBANA EM CIDADES MÉDIAS: O CASO DO SETOR LESTE DA CIDADE DE MARÍLIA – SP. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 110–134, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6987. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos