O CONTEXTO DO CAMPESINATO PERANTE A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO: EXPROPRIAÇÃO, SUJEIÇÃO E RESISTÊNCIA

Autores

  • Érica Maria Bezerra Pinheiro

Palavras-chave:

Expropriação, Sujeição da renda da terra, Resistência Camponesa

Resumo

A expansão do capitalismo no campo tem causado diferentes processos, dentre eles, a territorialização e a monopolização do capital no campo. No caso específico do Nordeste, o processo de reestruturação produtiva da agropecuária tem ocorrido de uma forma mais pontual, sobretudo nos vales úmidos. Uma área de destaque é a região que compreende municípios do Baixo Jaguaribe, no Ceará e, do Mossoró/Assú, no Rio Grande do Norte, com forte demanda na produção de frutas. Essa região tem sido beneficiada com programas que fortalecem a iniciativa privada nos perímetros irrigados, substituindo a agricultura tradicional de produção de alimentos por culturas de mercado. Esse processo tem causado impactos significativos no campesinato local, tanto pelo processo de expropriação, como pelo processo de sujeição da renda da terra. No entanto, observamos ainda que o agricultor camponês tem resistido a essas atuações tanto por estratégias na forma de produzir, como através de movimentos sociais no campo. Assim sendo, nosso objetivo é analisar a atuação do agronegócio da fruticultura em comunidades rurais no Ceará e os impactos no campesinato local, destacando ainda as formas de resistência camponesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBANO, G. Globalização da agricultura e concentração fundiária no Município de Ipanguaçu – RN. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2008.

ALBANO, G. P.; SÁ, A. J. de. Vale do Açu-RN: a passagem do extrativismo da carnaúba para a monocultura de banana. Revista de Geografia. Recife: UFPE – DCG/NAPA, v. 26, n. 3, set/dez. 2009.

BRAGA, L. de Q. V. Agronegócio cercando Agroecologia: Modo de Vida e Conflito Socioambiental em Comunidades Agrícolas de Tabuleiro de Russas, Ceará. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará, 2010.

BRAGA, L. de Q. V.; SILVA, M. de L. V.; FEITOSA, M. da P. Com a palavra, os que lutam: os movimentos de resistência das comunidades do Baixo Jaguaribe em defesa da terra, do trabalhador e de modos de vida. RIGOTTO, R. (Org.). Agrotóxicos, trabalho e saúde: vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no Baixo Jaguaribe/CE. Fortaleza: Ed. UFC, Co-Edição Expressão Popular, 2011.

ELIAS, D. Integração competitiva do semi-árido. In: ELIAS, D.; SAMPAIO, J. L. F. (Orgs.). Modernização excludente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002a. p. 11-36.

______. Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil. Scripta Nova. v. 10, n. 218, 2006a.

______. Agronegócio e desigualdades socioespaciais. In: ELIAS, D. e PEQUENO, R. (Org.). Difusão do agronegócio e novas dinâmicas socioespaciais. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2006b.

GIRARDI, E. P.; FERNANDES, B. M. Geografia da conflitualidade no campo brasileiro. In: FERNANDES, B. M.; MEDEIROS, L. S.; PAULILO, M. I. (orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas. A diversidade das formas das lutas no campo. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, v. 2, 2009. 369p.

MACIEL, R. H. M.; RIGOTTO, R. M.; ALVES, P. A. Como está a saúde destes trabalhadores? In: RIGOTTO, R. (Org.). Agrotóxicos, trabalho e saúde: vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no Baixo Jaguaribe/CE. Fortaleza: Ed. UFC, Co-Edição Expressão Popular, 2011.

MARX, K. O Capital. Crítica da economia política. Livro terceiro. O processo Global da produção capitalista. Volume VI. Tradução de Reginaldo Sant’ana. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira., 1974.

MARTINS, J de S. Os Camponeses e a Política no Brasil. Petrópolis, Ed. Vozes,1981.

__¬____. O cativeiro da terra. 4ª edição. São Paulo. Editora Hucitec, 1990.

______. Expropriação e violência: a questão política no campo. São Paulo: Editora Hucitec, 1991, p. 182.

OLIVEIRA, A. U. de. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo, Ática, 1986.

______. A agricultura camponesa no Brasil. 4 ed. - São Paulo: Contexto. 2001.

______. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH, 2007

SANTOS, T. A reprodução subordinada do campesinato. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 1981.

SILVA, J. N.; NETO, J. A. F.; MOURA, O. N. S. Terceirização da Fruticultura no Polo Açu-Mossoró-RN: Uma Alternativa para a Pequena Produção. In: Encontro Regional da Associação Programa de Intercâmbio de Pesquisa Social em Agricultura, Recife – PE, 1997.

TEIXEIRA, M. M. “Por Deus que parece que fizeram por aí algum rebuliço”: experiências de combate à pulverização aérea na Chapada do Apodi, Ceará. In.: RIGOTTO, R. (Org.). Agrotóxicos, trabalho e saúde: vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no Baixo Jaguaribe/CE. Fortaleza: Ed. UFC, Co-Edição Expressão Popular, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-29

Como Citar

BEZERRA PINHEIRO, Érica M. . O CONTEXTO DO CAMPESINATO PERANTE A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO: EXPROPRIAÇÃO, SUJEIÇÃO E RESISTÊNCIA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 54–77, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6960. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)