OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PLANÍCIE FLUVIAL DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ: O CASO DA BARRAGEM LAGO DE FRONTEIRAS

Autores

  • Antônia Martovania de Sousa Monte
  • Andrea Almeida Cavalcante
  • Francisca Silvania de Sousa Monte
  • João César Abreu de Oliveira Filho

Palavras-chave:

Impactos socioambientais, Barragens, Planície fluvial, Desterritorialização

Resumo

Este trabalho tem por finalidade compreender as ações dos agentes sociais e os impactos socioambientais dos barramentos na planície fluvial do rio Poti, Estado do Ceará. A área corresponde a planície fluvial do rio Poti, no trecho compreendido entre o açude Flor do Campo e o entorno da área de implantação da barragem Lago de Fronteiras, estendendo-se pelos municípios de Novo Oriente e Crateús, ambos no Estado do Ceará. Em termos de metodologia operacional foram realizadas leituras bibliográficas, pesquisa documental e trabalhos de campo no intuito de identificar os barramentos a serem construídos. Nos trabalhos de campo, realizou-se entrevistas com a população que reside no entorno das áreas a serem represadas. No Lago de Fronteiras foram feitos contatos com as comunidades: Poti, Cabaças, Ibiapaba, Curral Velho e Assis. As planícies fluviais do semiárido cearense e, no caso, a do rio Poti, dentro da política de açudagem implantada pelo Governo, tem o seu uso intensificado principalmente na década de 1990, quando nela foram construídos vários barramentos que se constituem como reservas hídricas que garantirão o abastecimento de água. Na construção dessas barragens e, no caso específico do Lago de Fronteiras, o volume d´água acumulado para os longos períodos de estiagem na região certamente causará fortes mudanças socioambientais nas comunidades atingidas, bem como em relação a expulsão e expropriação dessas comunidades em virtude dessa obra, desterritorializando muitas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, J. A. A. Barragens no Nordeste do Brasil: experiência do DNOCS em barragens na região semiárida. Fortaleza: DNOCS, 1982.

CAVALCANTE, A.A.C. Morfodinâmica fluvial em áreas semiáridas: O rio Jaguaribe a jusante da barragem do Castanhão – Ce. Brasil, 2012, 240p. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Niterói/RJ, 2012.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Infraestrutura Hídrica. Manual operativo para reassentamento em decorrência de processos de desapropriação para construção de reservatórios públicos. Brasília, MI-SIH, 2006.

CEARÁ. Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. Plano de operação e manutenção (POM) do sistema de água bruta do estado do Ceará. Tomo 1, Fortaleza – CE, 2008.

______. Gerenciamento dos recursos hídricos aporte de água aos açudes. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará. 2009

DNOCS. Projeto executivo e adequação do relatório de impacto ambiental e de sustentabilidade hídrica da barragem fronteiras, no município de Crateús, no estado do Ceará. v. 1, Fortaleza: DNOCS, FUNECE, IEPRO, dezembro, 2011. 123p

IBGE. Censo Agropecuário. Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Rio de Janeiro: IBGE, 777p. 2006.

MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre, São Paulo, n.16, p. 113-132, 1º Semestre/2001.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO REGIONAL(MIR). O gerenciamento dos recursos hídricos e o mundo das águas. Agustin A. Millan(Ed) Brasília: Secretaria da Irrigação, 1994. 77p

MOLLE, F. Marcos históricos e reflexões sobre açudagem e seu aproveitamento. Serie Hidrológica/30. SUDENE, Recife, 1994.

MONTE, F. S. de S. O uso e o controle das águas no estado do Ceará: o caso da Barragem do Castanhão. 2005. 389p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

REBOUÇAS, A.C. Água na Região Nordeste: Desperdício e Escassez. In: Estudos Avançados 29. São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, USP, 1997

SOUZA, M. J. N. Compartimentação Geoambiental do Ceará. In: José Bozarchiello da Silva. (Org.) Ceará: Um Novo Olhar Geográfico. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007. 128p.

______. Bases Naturais e Esboço do Zoneamento Geoambiental do Estado do Ceará. In: LIMA, L. C. et al. Compartimentação territorial e gestão regional do Ceará. Fortaleza: FUNECE, 2000.

VAINER, C. B. Conceito de "Atingido": uma revisão do debate. In: Franklin Daniel Rothman. (Org.). Vidas alagadas: conflitos socioambientais, licenciamento e barragens. Viçosa: UFV, 2008, p. 39-63.

VAINER, C. B.; ARAÚJO, F. G. B. de. Grandes projetos hidrelétricos e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: CEDI, 1992.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

MARTOVANIA DE SOUSA MONTE, A. .; ALMEIDA CAVALCANTE, A. .; SILVANIA DE SOUSA MONTE, F. .; ABREU DE OLIVEIRA FILHO, J. C. . OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PLANÍCIE FLUVIAL DO RIO POTI, ESTADO DO CEARÁ: O CASO DA BARRAGEM LAGO DE FRONTEIRAS. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 59–84, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6869. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos